Veja o que fazer em caso de dermatite atópica em cães

Especialista recomenda oito cuidados para cães com dermatite atópicaRecomendações abrangem atenção especial aos banhos, tosa, dieta e ambiente.

Cães com dermatite atópica são aqueles alérgicos a proteínas presentes no ambiente, como ácaros, pólen, bolores etc. A doença, que se manifesta principalmente por meio do prurido (coceira) e lesões de pele, não tem cura.
Por conta disso, é fundamental que os tutores tenham cuidados especiais no manejo desses animais e procurem o tratamento médico mais eficiente e com os menores efeitos colaterais possíveis.

A médica veterinária Flávia Clare, da Universidade Severino Sombra e da Clínica VetCare, do Rio de Janeiro, faz oito recomendações para cães com esse tipo de alergia:

1. Banhe o seu cãozinho apenas com produtos prescritos pelo veterinário. Evite água muito quente e o seque em temperatura ambiente ou com secador morno ou frio.

2. Ao tosar, não utilize máquina. Corte os pelos com tesoura.

3. Limpe o ambiente onde o animal costuma ficar com sabão ou detergente neutro e enxague abundantemente.

4. Não deixar o cão em locais onde há acúmulo de poeira. Lave a caminha do animal uma vez por semana. Se possível, remova tapetes, carpetes e objetos onde o pó possa se acumular.

5. Não deixe o cão por perto quando você utilizar desodorante ou perfumes.


iStock/ wildpixel

6. Controle mensalmente a infestação de ectoparasitas (pulgas, carrapatos etc).

7. Evite alterações de dieta e petiscos. Consulte sempre o médico veterinário quanto a mudanças alimentares.

8. Ao menor sinal de aumento da coceira ou aparecimento de lesões de pele, procure o médico veterinário, já existem excelentes opções de medicamentos para tratar a doença.(Veja alguns mitos e verdades sobre o cuidado com a pele e a pelagem dos cães clicando aqui)