Keeshond: esse cão versátil é criado no Brasil

31/01/2018 - 15:19

Conheça esse excelente companheiro para diversas atividades caninas
Arquivo do canil Warm Hug

Arquivo do canil Warm Hug

Pela Federação Cinológica Internacional (FCI), ele é germânico e uma das cinco variedades de tamanho da raça Spitz Alemão. A Alemanha, país membro da FCI, o chama de Wolfspitz (Spitz Lobo), em referência à sua cor cinza sombreado, também chamada de cinza-lobeiro. Em outros países afiliados à FCI, o Wolfspitz também é conhecido como Keeshond. 

Em nações não parceiras da FCI, como os Estados Unidos e o Reino Unido, ele é chamado unicamente de Keeshond e considerado raça à parte do Spitz Alemão, originária da Holanda. “O próprio nome veio de um holandês, Cornelius de Gysalaer, cujo apelido era Kees”, explica Geraldine Clark, secretária do The Keeshond Club, do Reino Unido. O termo hond, em holandês, significa cão. 

Cornelius viveu no século XVIII, foi líder de uma rebelião contra a nobreza holandesa e possuía um Keeshond. “Esse cão tornou-se inclusive símbolo do partido que reunia rebeldes que passaram a seguir Cornelius”, conta Geraldine. Quando eles se renderam, o Keeshond quase desapareceu do país. Apenas na década de 1920, graças aos esforços de uma admiradora, a baronesa Van Hardenbroeck, ele começou a ser resgatado. “Foi nessa época que os primeiros exemplares foram introduzidos no Reino Unido”, relata. Em 1926, já com o nome de Keeshond, passou a ser aceito como raça específica pelo The Kennel Club, entidade cinófila máxima britânica e, 4 anos depois, pelo American Kennel Club (AKC) dos Estados Unidos, onde a sua criação havia se iniciado 3 anos antes.
 Na Alemanha, desde 1880, aquele mesmo tipo de cão, conhecido por lá como Wolfspitz, já contava com um padrão racial que abrangia todos os Spitzs Alemães. “Na Idade Média o Wolfspitz era o mais popular entre eles em meu país”, garante a alemã Babette Nicolai, do canil Von der Dollyburg. 


Saiba mais adquirindo a edição 464 da revista Cães & Cia.

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/categoria