CUIDADOS NA GRAVIDEZ


Não é recomendável a cadela engravidar antes dos dois anos de idade ou do terceiro cio, o que vier primeiro. Caso contrário, seu desenvolvimento pode ser definitivamente interrompido. A imaturidade física pode causar falta de dilatação da bacia e de contrações do útero, com nascimento de filhotes mortos. Outra conseqüência pode ser a falta de leite para amamentar.


Sabe-se que o cio chegou quando a vulva incha e sangra, além de a cadela buscar maior contato físico com as pessoas. O período fértil ocorre de nove a 14 dias depois. Ao se acariciar a base da cauda da cadela, ela a põe de lado e expõe a vulva, e o sangramento diminui, ficando mais escuro e liquido. A gestação dura de 58 a 65 dias. A formação dos filhotes e do leite para amamentar exige muita proteína, cálcio, fósforo e vitaminas. Por isso, recomenda-se dar à cadela gestante somente ração para filhotes desde o início da gravidez, até os filhotes completarem quatro semanas (introduza aos poucos, se provocar diarréia). Acerte a quantidade de ração conforme o consumo, de maneira a não faltar. Suplementos minerais e vitaminas só devem ser dados com acompanhamento veterinário. Excessos podem causar problemas, como fetos grandes demais, que dificultam o parto, e defeitos congênitos, por exemplo.


Uma semana antes do parto, prepare o ninho. Ele permite maior controle da higiene e dos demais cuidados. Ponha uma caixa baixa, de madeira - aberta por cima e com pés que a deixem um pouco elevada do chão -, em lugar tranqüilo, com ar fresco (se estiver frio, em lugar aquecido), sem corrente de ar e afastado de outros cães. O tamanho deve permitir mobilidade à Cadela, sem machucar os filhotes. As laterais devem ter altura tal que permita à mãe sair, porém não aos recém-nascidos. Forre os cantos para ficarem arredondados. Forre a caixa com jornal em tiras, se a cadela for pequena, para evitar escorregões dos filhotes (eles gostam de se enfiar por baixo das tiras). Para as cadelas maiores, opte por folhas grandes, mais difíceis de serem engolidas. Troque o jornal sempre que estiver sujo. Retira-se o ninho quando os filhotes estiverem desmamados (com quatro semanas).


A Cadela gestante pode tomar banho, dado no nível do chão para evitar grandes quedas, se houver escorregões. No final da gravidez, cuidado para não estimular a vulva, o que pode provocar parto prematuro (antes do 57º dia) e morte de filhotes. Na semana posterior ao parto não dê banho na Cadela - os filhotes perdem muito calor e energia, tornando fundamental a constante presença da mãe para aquecê-los e alimentá-los. Quanto a dar banho nos filhotes, só o faça depois de estarem completamente vacinados (geralmente, após os quatro meses).


Não dê vermífugo à cadela gestante sem indicação do veterinário, sob risco de prejudicar os fetos. Já os filhotes, depois dos 30 dias de vida, resistem bem aos vermífugos.