Onde registrar meu Pastor?

Quero iniciar uma criação de Pastor Alemão, mas encontro uma disputa entre o Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA) e a Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães (SBCPA). Gostaria de saber qual é a entidade legítima, responsável pelos registros dos cães dessa raça. Quem organiza oficialmente as exposições e as provas de adestramento? Eduardo Fortes, Rio de Janeiro

 

Eduardo, o registro genealógico de todos os animais de estimação é regulamentado, no Brasil, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A concessão do direito de emitir os registros da raça Pastor Alemão em nosso país foi dada à Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães (SBCPA), conforme consta na Portaria 58, de 1974, renovada em 2006 (Portaria 50). Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária

 

Eduardo, como única entidade brasileira oficialmente autorizada pelo Ministério da Agricultura para emitir registros de Pastores Alemães e filiada à entidade máxima do Pastor Alemão no mundo, a alemã Verein für Deutsche Schäferhunde, a SBCPA é também a única responsável por exposições e provas de adestramento de Pastor Alemão em nosso país com valor oficial, tanto nacional quanto internacional. Lembramos que a SBCPA é, ainda, co-fundadora da União Mundial de Associações do Cão Pastor Alemão (World Union of German Shepherd Dog Associations - WUSV) e da Confederação Americana do Pastor Alemão (Confederación Americana del Pastor Alemán - COAPA). Wilson Protásio, vice-presidente da SBCPA.

 

Eduardo, a CBKC não pode se pronunciar oficialmente sobre esse assunto, por determinação judicial. Carlos Manso, superintendente da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)

 

Eduardo, hoje a situação está muito complicada para os criadores, pois a SBCPA tem a prerrogativa de fazer os registros do Pastor Alemão no território nacional. Mas, embora eles tenham essa autorização do Ministério da Agricultura, eles não têm o reconhecimento da Federação Cinológica Internacional, que reconhece o Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA) como a entidade oficial. Porém, a qualquer momento o registro nacional pode mudar e sair das mãos da SBCPA. Já está na mesa da Casa Civil para ser assinado um novo decreto-lei que retira do Ministério da Agricultura o controle do registro dos animais de todos os cães de raça. Os criadores, então, devem ficar atentos a possíveis mudanças. Lucas Mancini, presidente do CBPA.