Melhor dia para cruzar

Minha filha quer muito filhotinhos da nossa Lhasa Apso. Tem dia certo para cruzar uma cadela? O que é melhor: ela ir para a casa do namorado dela, ele vir para a nossa casa ou tanto faz? Linda Kwa,  São Paulo.

 

Linda, as cadelas de pequeno porte, como as Lhasas, apresentam o cio a cada seis a oito meses, em média. Esse intervalo assim como a duração do cio costumam se repetir. Tanto que, quando ocorre mudança nessas periodicidades, a recomendação é procurar um veterinário.

A época para acasalar é durante o cio. Na maioria das cadelas, o cio começa no 11º dia após o início do sangramento vaginal. A partir daí, o ideal é que ocorram pelo menos três acasalamentos com intervalos de 48 horas. Se você seguiu essa regra e não deu certo, é possível que o cio da sua cadela seja mais curto ou mais longo que o da maioria. Nesse caso, o período fértil muda e, para identificá-lo, o ideal é fazer acompanhamento por citologia vaginal (exame que permite determinar as fases do ciclo reprodutivo), com a ajuda de um veterinário.

A fêmea deve ser levada à casa do macho, pois as cadelas aceitam acasalar com macho dominante, e a dominância se manifesta no território do cão. Fabiana Ferreira de Sousa, veterinária especializada em reprodução de pequenos animais e coordenadora do curso de Mestrado em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Unifran.