Sequelas da cinomose

Minha cadela Freida teve cinomose e agora está com movimentos involuntários na pata e na boca, como se fosse tique nervoso. Há medicamento ou tratamento para melhorar isso? Sabrina Siqueira, Anápolis, Goiás.

 

Sabrina, essas contrações musculares repentinas e incontroláveis são chamadas de mioclonia, sintoma clássico da cinomose. Normalmente ocorrem na musculatura da cabeça e mandibular, mas podem acontecer em qualquer grupo muscular do corpo. A grande diferença da mioclonia para os tremores e espasmos é que ela continua a produzir movimentos rítmicos mesmo durante o sono. Também submete as arcadas dentárias a atritos acima do normal, o que torna recomendável ser feita uma avaliação odontológica periódica no cão.

Os cães se adaptam a essa sequela, para a qual não há tratamento conhecido. Os movimentos involuntários que mais incomodam são os das mandíbulas, por dificultarem agarrar os alimentos, mastigar e beber. Mesmo assim, com o tempo os cães acabam por se acostumar com o inconveniente. Há quem cite a acupuntura como tratamento para esse tipo de distúrbio, mas até o momento não há trabalho científico publicado que comprove sua eficácia. Marcos Pereira, veterinário especializado em neurologia, (www.neurologiaveterinaria.blogspot.com).