Cachorros raça pastor alemão invadem interior paulista

Categoria: Radar Pet

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 07/08/2017 - 11:20

Competições Siegerschau e o Campeonato Brasileiro de Adestramento aconteceram na cidade de Piracaia (SP). Os eventos reuniram cachorros raça pastor alemão de alto padrão
Foto: Vicente Paulo Fernandes da Silva

Foto: Vicente Paulo Fernandes da Silva

De 15 a 18 de junho, Piracaia, SP, foi sede de dois grandes eventos caninos promovidos pelo Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA): a Siegerschau e o Campeonato Brasileiro de Adestramento. Eles foram organizados por duas entidades filiadas ao CBPA – o Núcleo de Criadores de Cães Pastores Alemães de Atibaia e Região e a Associação de Criadores do Cão Pastor Alemão do Vale do Paraíba.

A primeira é a única competição do CBPA com a qualificação VA (super excelente), dada apenas a raças Pastores com mais de 2 anos. Este ano, o juiz da disputa, o alemão Wolfgang Hassgall, a concedeu para quatro exemplares (confira nas fotos).

Ao todo, 208 cachorros raça Pastor Alemão, oriundos de quatro países, participaram da exposição. “A nossa Siegerschau reúne o que há de melhor no país: o juiz ressaltou que os vencedores das seis classes existentes teriam condições de disputar as primeiras colocações na Alemanha”, conta o presidente do CBPA, José Graça-Aranha.

Já o Campeonato Brasileiro de Adestramento reuniu 15 conjuntos (cão e condutor), sendo que 14 deles no IPO 3 (categoria máxima do adestramento de cães). “Foram esses que passaram por seleção visando à participação no Campeonato Mundial de Adestramento de Pastor Alemão, que ocorrerá de 4 a 8 de outubro: sete atingiram a qualificação para tal, demonstrando que o Brasil está evoluindo bastante”, diz o presidente do Conselho de Juízes de Adestramento do CBPA, Silvio Guimarães.

Veja na foto o conjunto 1º colocado da competição, que teve como árbitro o alemão Udo Wolters.


Foto: Vicente Paulo Fernandes da Silva

Cachorro raça pastor alemão Axel von Haus Zurück

Entre os machos pelo curto, foi VA-1 e melhor reprodutor. É de criação e propriedade do canil Von Haus Zurück, de Florianópolis.


Foto: Dudu Cerri
 

Cachorra raça pastor alemão Dannhy do Rancho dos Ipês

Foi VA-1: 1º lugar entre as fêmeas “VA” pelo curto. Criação do canil Rancho dos Ipês, de Maringá, PR, pertence ao canil Ventania do Leste, de Curitiba.


Foto: Karla Brentar Cartaxo

Cachorra raça pastor alemão Kenna da Casa Norma

Foi VA-2: 2º lugar entre as fêmeas “VA” pelo curto. É de criação e propriedade do canil Casa Norma, do Rio de Janeiro.


Foto: Vicente Paulo Fernandes da Silva

Cachorra raça pastor alemão Sasha vom Haus Flamboyant

Foi VA-1 entre as fêmeas pelo longo. Criação do canil Haus Flamboyant, do Rio de Janeiro, pertence ao canil SS Guimarães, de São José dos Campos, SP.

 Campeonato de Adestramento de Cães

 
1o lugar 


Foto: Vicente Paulo Fernandes da Silva

Oggun do Titantoptrek e Priscila Guimarães

Obtiveram 283 pontos. Entre os 100 possíveis para cada seção de exercícios, conquistaram 97 no faro, 90 na obediência e 96 na proteção.