Começa o Campeonato Nacional de treino de cães

Categoria: Radar Pet

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 07/08/2017 - 11:26

O Campeonato Brasileiro de Mondioring coloca em teste a modalidade de treino de cães que dá nome ao evento. A 1ª prova acontece em Canoas, RS.
Foto: Vinicius de Carvalho

Foto: Vinicius de Carvalho

Em 2 de julho ocorreu a 1ª prova da edição 2017 do Campeonato Brasileiro de Mondioring, no 15º Batalhão de Brigada Militar, em Canoas, RS.

Participaram 16 Pastores Belgas Malinois e quatro cachorros Pastores Alemães, provenientes do Brasil, Argentina e Uruguai. Eles foram julgados pelo belga Valeer Linclau, que já atuou em quatro mundiais da modalidade. “O nível geral da prova foi muito bom, demonstrando que o treinamento de Mondioring evolui muito no Brasil, assim como a genética dos cães competidores”, diz um dos organizadores, o veterinário Leonardo Mattis, do Clube Canino Lagoa Grande (os outros foram Charles Eric-Valle e Fabio Lordi).

O Mondioring é dividido nos níveis 1, 2 e 3 de dificuldade. Este último é o que reúne a maior quantidade de exercícios, que envolvem obediência, salto e proteção. Na prova, 12 cães competiram no nível 1, 6 no nível 2 e 2 no nível 3. A 2ª etapa do campeonato será em novembro.

No nível 1, o pódio foi formado por Daniel Terroer e Pastor Alemão Baron do Proteção Fiel, do Brasil (3º lugar); Everaldo Zuliani e Pastor Alemão Kira (2º lugar), do Brasil; Manuel Varela e Pastor Belga Malinois Conan del Caucaso, do Uruguai (1º lugar).

No nível 2, o pódio foi composto por Ailton Fenner e Pastor Alemão Peguy da Lagoa Grande, do Brasil (3º lugar); Leonardo Mattis e Pastor Alemão Pacco 2 da Lagoa Grande, do Brasil (2º lugar); William Rodrigues e Pastor Belga Malinois Falcon Boca de Aço, do Brasil (1º lugar).

No nível 3, o pódio foi formado por Ignacio Tort e Pastor Belga Malinois Miguel, da Argentina (2º lugar); Marcel Piacentini e Pastor Belga Malinois H’Rock, do Brasil (1º lugar).


Foto: Vinicius de Carvalho
Pódio do nível 1


Foto: Vinicius de Carvalho
Pódio do nível 2


Foto: Vinicius de Carvalho
Pódio do nível 3