Primeiro pódio brasileiro em Campeonato Europeu de Agility

Categoria: Radar Pet

Autor(a): Fábio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 31/08/2017 - 09:39

Campeonato Europeu contou com a participação de oito duplas brasileiras
José Luiz e Bina em 3º no pódio: ao todo, 197 duplas competiram no percurso de jumping da categoria mídi | 1-TDC.com

José Luiz e Bina em 3º no pódio: ao todo, 197 duplas competiram no percurso de jumping da categoria mídi | 1-TDC.com

As duas grandes competições anuais de agility do planeta são o Campeonato Mundial e o FCI Agility European Open. Este último, conhecido por aqui como Campeonato Europeu, teve a sua edição de 2017 promovida de 27 a 30 de julho, em Salice Terme, Itália, país que já sediou o torneio em 2006. Ela reuniu cerca de 820 cães diferentes, provenientes de 40 países e de mais de 50 raças: as que contaram com maior número de competidores foram, pela ordem, raça Border Collie, Pastor de Shetland e Poodle.
“Ao redor de 5 mil espectadores assistiram a competição”, diz o italiano Francesco Luigi Bircolotti, que fez parte da organização do evento.

O Brasil participou por meio de oito duplas. Entre elas, a que mais se destacou foi à formada pelo condutor José Luiz Filho e a cachorra Border Collie Bina (Portal do Border Bina Hundewelt). Na disputa individual – na qual cada dupla cão-homem concorre apenas para si –, eles conquistaram o 3º lugar na categoria mídi (para cães com mais de 35 cm e menos de 43 cm) em um dos dois percursos que caracterizam o esporte: o de jumping, na qual, por não haver obstáculos com zonas de contato, a velocidade obtida pelas duplas é ainda maior do que no percurso de agility propriamente dito.

“O 3º lugar representou o primeiro pódio brasileiro individual em um Campeonato Europeu”, conta José Luiz. “Ficar entre os tops do esporte é inacreditável, estou muito feliz”, finaliza ele, que teve também de arriscar e se superar já que, em tratamento de uma hérnia de disco, ainda não estava liberado da fisioterapia.