Bengal: um felino cada vez mais impactante

Categoria: Gatos

Autor(a): Camila Rodrigues | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 04/10/2017 - 12:42

Nesta reportagem, veja como anda a criação e o desenvolvimento desse felino no Brasil e quais são os desafios de sua criação
Com aparência de gato selvagem, a raça está entre as mais populares do mundo   Foto: Johnny Duarte/Criadora: Solange Mik

Com aparência de gato selvagem, a raça está entre as mais populares do mundo Foto: Johnny Duarte/Criadora: Solange Mik

O Bengal já conquistou o seu posto de querido entre os criadores e gateiros, principalmente nos Estados Unidos, onde possui o maior número de registros pela The International Cat Association (Tica), desde 2008, com 11.400 gatos dessa raça registrados somente no ano de 2015. 
Esse bichano de casaco vistoso e singular, no Brasil, também arranca muitos suspiros e já fez muita gente reconsiderar a ideia de ter um felino em casa. “A popularidade está, sem dúvida, atribuída ao aspecto selvagem da raça semelhante a um leopardo asiático. A pelagem belíssima e exótica faz com que os proprietários sintam que têm um pedacinho da selva dentro de casa, mas com todas as vantagens de um animal doméstico, inclusive a legalidade da posse”, conta Solange Mikail, médica-veterinária e proprietária do gatil Kashmir Cats, de São Paulo, que cria a raça desde 2004. As exposições de raça felina organizadas pelo Clube Brasileiro do Gato (CBG) têm uma média de 300 animais, cerca de 20 deles são Bengals, o que mostra sua popularidade por aqui. 
“O fato de ter uma réplica de uma onça em casa faz os olhos de qualquer um brilhar. Até os mais avessos aos felinos perdem o preconceito e derretem-se por eles”, relata Evandro Ballesteros, do gatil Bengal Rio de Janeiro, de Maricá, RJ, que possui, em seu plantel, mais de sete exemplares machos e 55 fêmeas vindos de sete países diferentes, para, segundo o criador, enriquecer ainda mais a genética da criação de Bengals no Brasil.    

Saiba mais adquirindo a edição 460 da revista Cães & Cia.