Como evitar sarna demodécica (sarna negra) em ninhadas?

Categoria: Saúde

Autor(a): Samia Malas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 26/06/2018 - 13:37

Veja como evitar que essa doença se espalhe entre os filhotes do plantel
Abre: iStock/ goldyrocks

Abre: iStock/ goldyrocks

Tenho um canil há anos, com cães totalmente saudáveis, mas uma filhote de Buldogue Francês desenvolveu sarna demodécica. Quais exames fazer? Como evitar que isso se repita? 

Rosemayre Neco.

(via site da Cães & Cia).

 
Rosemayre, a demodicose, também conhecida como sarna negra, é causada pelo ácaro Demodex canis. Ele parasita raízes de pelos dos cães provocando falhas na pelagem (alopecia) e leve inflamação local, sem coceira nem dor. Mas se a inflamação causar infecção bacteriana, a coceira pode aparecer e, nos casos mais graves, ocorre também furunculose.
 
A única espécie animal afetada pelo Demodex canis é a canina. O ácaro passa da mãe para o filhote durante a amamentação, mas não é transmitido para as pessoas nem para outros animais, como gatos. E, para que a doença se manifeste, é preciso que o cão sofra de disfunção do sistema imunológico.
 
O distúrbio, que tem origem genética, é provocado por gene recessivo. Isso significa que, para pegar a doença, o cão precisa ter um par desses genes: um deles herdado do pai e o outro, da mãe. Mas tanto o pai quanto a mãe podem não apresentar a doença se cada um tiver herdado de seus respectivos pais apenas um dos genes causador.
 
A Buldogue mencionada por você provavelmente nasceu com disfunção do sistema imunológico. Isso indica que o pai e a mãe dela são portadores do gene causador. Conhecer esse fato permite evitar a produção de novas ninhadas com a doença. Basta não acasalar mais a mãe dela com o pai dela. E nem o filhote acometido pela sarna.


 

 

Marcia Lima, médica-veterinária pela UFR-RJ, pós-graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi/SP e mestre em Ciência Animal com ênfase em Dermatologia Veterinária, pela PUC-PR. Atende em mais de dez clínicas no Rio de Janeiro e Niterói, como a Vet Zona Norte, do Meier e do Cachambi, o CAD, da Tijuca, e o HUVET da UFF.
 

Confira dicas de especialistas sobre criação de cães e padrões de raças todos os meses na Cães & Cia. Assine já clicando aqui!