Coceira em cachorro sem motivo

Pergunta:

A minha Pastor de Shetland, de 3 anos, fica se coçando o tempo todo, até mesmo durante as brincadeiras. Já a tratei para combater fungos, carrapatos, pulgas e sarna. Dou apenas ração premium e xampu especial, ambos para pele sensível, mas nada resolve.

Resposta:

Bruna, o diagnóstico do que está causando coceira ou prurido é um desafio até para os médicos-veterinários. A princípio, verificamos se o caso não é de escabiose (sarna). A sua Pastor de Shetland já passou por esse tratamento. Uma vez confirmado que ela está efetivamente isenta de sarna, a próxima possibilidade é de dermatite alérgica. As causas possíveis são picadas de ectoparasitas, alimentação e atopia (tendência hereditária a reagir a alérgenos ambientais, como ácaro de poeira doméstica, esporo de fungos e pólen de planta).

Se o animal se encontrar livre de pulgas e carrapatos, o passo seguinte é verificar se não se trata de alergia alimentar. Para tanto, o médico-veterinário indica uma dieta de eliminação, na qual o animal deixa de ingerir os ingredientes suspeitos de causar alergia. Se a coceira persistir depois dessa etapa, o diagnóstico é de atopia, doença que dura por toda a vida, mas que pode ser tratada para melhorar a qualidade de vida do animal. No estágio em que se encontra o caso da sua Pastor de Shetland, a recomendação é completar o diagnóstico sobre o que está causando a coceira, para poder ser receitado o tratamento adequado.

Fabiana Zerbini, pós-graduada em Dermatologia Veterinária (lato sensu) pela Anhembi Morumbi, em 2009, e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2016-11-04