Cachorros entendem seus donos, diz pesquisa

Por Samia Malas

Foto: gpointstudio/iStockphoto.com

Você já deve ter dito muitas vezes aos amigos: “mas esse cachorro só falta falar”, não é mesmo? Muito embora seja uma forma rudimentar de compreensão, podemos dizer que sim, o seu melhor amigo entende parte do que você fala.

Movidos pela curiosidade, pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de alguns animais e, por meio de imagem analisada da ressonância magnética funcional, os estudiosos pesquisaram como os cães processam nossas falas e até de que forma eles aprendem aquilo que tentamos ensinar. As evidências não mostram que os cães entendam exatamente o significado das palavras, porém, muitos deles têm a capacidade de processar pelo menos alguns aspectos da linguagem humana. Quem explica isso é a veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire. “Podemos dizer que há formas de comunicar que fazem com que os animais sigam os comandos. É um conjunto que se dá por palavras, olhares, gestos e até expressões faciais dos tutores”, conta.

Cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro para processar o significado das palavras e o lado direito para determinar a entonação – exatamente como nós. “Cachorros podem ter capacidades e motivações que os façam compreender palavras humanas, mas a representação neural do significado das palavras possui uma resposta pavloviana de baixo nível”, acrescenta.


Por Samia Malas


Clique aqui e adquirá já a edição 489 da Cães & Cia!