Cães grandes para idosos

Veterinário: Consultóres Técnicos 11/12/2015 - 10:05:32

Meus avós querem um cão de grande porte que não seja muito ativo e que fique bem sozinho. Quais são as raças que posso indicar para eles? O Borzoi pode ser uma boa alternativa?

R: Bruna, algumas raças se adaptam bem a um estilo tranquilo de vida. Entre elas está o Borzoi, capaz de passar horas descansando ao lado do dono que está entretido com um livro ou com a televisão. Para esse cão, meia hora de caminhada diária é suficiente. Silencioso, ele só late em situações como toque de campainha, presença de pessoa ou cão estranho no território, fazer pedido e ameaça ao dono. Deixado sozinho, pode arranjar ocupação destruindo algo, mas não é de reclamar latindo. Por causa do grande porte, talvez donos idosos venham a precisar de ajuda em situações como levar o Borzoi ao veterinário. Outros cães de médio a grande porte menos ativos que a maioria são o Schnauzer Médio, o Schnauzer Gigante e o Clumber Spaniel. Há também opções entre os cães de pequeno porte. É o caso do Lhasa Apso. Ele adora pouca atividade, aceita bem a ausência do dono, é manso com conhecidos, mas nem tanto com estranhos (apesar de pequeno, é um cão de guarda). Sua pelagem exuberante não costuma dar trabalho excessivo. Outro companheiro que aceita bem a vida ociosa é o Pequinês.   Mauro Anselmo Alves, juiz de todas as raças pela CBKC-FCI e médico-veterinário, de São Paulo.

Pergunta enviada por: Bruna - Sao paulo / SP

Perguntas relacionadas

17/06/2016 - 10:02:53

Moro com seis cachorros e gostaria de saber como evitar disputas e brigas entre eles quando ofereço, a cada um, Kong recheado com alimento úmido. por: Suélen Faria De Carvalho

R: Olá, Suelen. Parabéns por oferecer enriquecimento ambiental aos...

01/06/2016 - 07:10:11