Orelhas com pontas viradas

Veterinário: Consultóres Técnicos 20/01/2016 - 09:51:22

O que fazer quando as orelhas do Buldogue Francês têm as pontas viradas para trás? Na tentativa de deixá-las retas já coloquei fita micropore e esparadrapo por 15 dias. Ter orelhas viradas é normal?

R: Pontas de orelhas viradas para trás – característica considerada falta nas exposições caninas – ocorrem com alguma frequência no Buldogue Francês. A Confederação Brasileira de Cinofilia define assim as orelhas corretas da raça: “De tamanho médio, largas na base e arredondadas na ponta. Inseridas no alto da cabeça, sem ficarem muito próximas, e portadas eretas. A abertura da concha acústica é voltada para a frente. A pele é fina e macia ao toque.” Orelhas pontudas em vez de arredondadas, entre outros defeitos de conformação, estão sujeitas a ficar com as pontas viradas para trás, e não há como corrigi-las. O reparo só é possível se a causa for cartilagem fraca. Nesse caso, é feito o reforço com colágeno (por via oral) ou com condroitina (por injeção ou via oral). E, enquanto o fortalecimento acontece, sustentam-se as pontas das orelhas na posição certa com esparadrapo, o qual não deverá ser retirado antes da hora. Caso contrário, as pontas dobradas para trás poderão voltar a aparecer alguns dias depois.   Patricia Maia, do canil Lord’s Staff, criadora de Buldogue Francês desde 2004 no Rio de Janeiro (www.bulldogfrances.vet.br).

Pergunta enviada por: Leitor - Cidade indeterminada / SP

Perguntas relacionadas

17/06/2016 - 10:02:53

Moro com seis cachorros e gostaria de saber como evitar disputas e brigas entre eles quando ofereço, a cada um, Kong recheado com alimento úmido. por: Suélen Faria De Carvalho

R: Olá, Suelen. Parabéns por oferecer enriquecimento ambiental aos...

01/06/2016 - 07:10:11