Cães e gatos têm visão ultravioleta

Um estudo realizado por dois cientistas oftalmologistas de Londres – Ronald Douglas, da City University, e Glen Jeffery, da University College –, publicado pela Royal Society de Londres, concluiu que mais espécies de mamíferos do que se acreditava têm visão ultravioleta.

“Há quase cem anos era sabido que muitos invertebrados são sensíveis à luz ultravioleta; depois se passou a acreditar que muitos vertebrados, como peixes e aves, também têm tal sensibilidade. Quanto aos mamíferos, até agora o pensamento generalizado era que essa sensibilidade estava restrita a poucas espécies, como morcegos e ratos”, diz Douglas.

Os cientistas, depois de avaliarem 38 espécies de mamíferos tidos como incapazes de usar radiação ultravioleta para enxergar, encontraram evidências de que esse tipo de visão ocorre em cinco delas: cães, gatos, aves, ferrets e ocapis. O detalhe é que esses mamíferos, em vez de terem o pigmento que permite a morcegos e ratos enxergar por meio das radiações ultravioletas (UV), possuem lentes capazes de captar as ondas UVA, que são 99% de todos as ondas ultravioletas que chegam à superfície da Terra.

Para ler o estudo: http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/281/1780/20132995.abstract#aff-1