Cães se espelham na personalidade do tutor

A frase “Cara de um, focinho do outro”, mais uma vez, é colocada à prova por pesquisadores, que descobriram a habilidade e intuição de cães de se espelhar na personalidade do tutor.

O estudo, feito na Universidade de Vienna, na Áustria, chegou à conclusão de que sentimentos como ansiedade ou negatividade são compreendidos e imitados pelos peludos caninos.

Além disso, também perceberam que cães têm a capacidade de transmitir sentimentos de relaxamento e amizade aos tutores, os ajudando a lidar com o estresse.

Para chegar a tantas conclusões, cientistas contaram com a ajuda de mais de 100 cães e seus donos, que foram submetidos a vários testes, incluindo a medição de batimentos cardíacos e respostas a situações ameaçadoras e amostras de saliva, que indicaram os níveis de cortisol, importante para avaliar níveis de estresse.

A partir dos resultados, os tutores foram classificados em diferentes personalidades: neurótico, extrovertido, aberto a experiências, agradável e consciente.

Os cães também tiveram suas personalidades avaliadas e o que foi descoberto é que tutores e cães se influenciam, sendo o humano mais influente que o cão. “Cão e Homem são pares sociais e se influenciam na lida com o estresse”, atesta Iris Schoberl, um dos pesquisadores.