Persas: eles têm cores para todo gosto!

03/05/2016 - 12:51

Veja raridades e curiosidades sobre as belas cores da mais popular raça de gatos do mundo

Arquivo do gatil FelineKat

Arquivo do gatil FelineKat

Pacato, companheiro e dorminhoco. Essas são ape-nas algumas características do Persa, raça cheia de recordes. É o gato mais criado da atu-
alidade, posição preservada por 30 anos segundo ranking da Cat Fanciers’ Association (CFA), dos Estados Unidos. Além disso, é o gato de raça mais conhecido no mundo, o mais antigo, o mais peludo e, ainda, um dos mais ricos em opções de cores, com mais de cem variedades. Essa valorização das cores vem de longe. Elas já eram mais importantes que a conformação física nas exposições pioneiras do Crystal Palace, na Inglaterra, por volta de 1875.
Muitas raças de gatos contribuíram para enriquecer o colorido do Persa. E, na medida em que novas cores eram fixadas, havia necessidade de estabelecer denominações e regras que nem sempre eram as mesmas para todas as entidades gatófilas. Com a riqueza de possiblidades, tornou-se comum mais de uma coloração aparecer em um mesmo Persa. Por outro lado, nem sempre a Natureza contribui para que os gatos nasçam com as marcações desenhadas exatamente conforme previsto nos regulamentos humanos. “Não é fácil conseguir a excelência em determinada cor”, diz Lee Nakao, do gatil Mon Desiré, de Guararapes, SP, especializada em Persas brancos e himalaios de olhos azuis.
Nesta reportagem, que tem como objetivo dar ideia da riqueza de cores do Persa, seguimos a nomenclatura e a maneira de agrupá-las adotada pela CFA em seu padrão oficial mais atual, de 2015. Eventualmente citamos diferentes nomenclaturas ou regras adotadas por outras entidades. Conheça o fantástico universo de cores deste fenômeno felino.



Saiba mais adquirindo a edição 443 da revista Cães & Cia.
http://www.caes-e-cia.com.br/nossas-revistas/