Quer converter os instintos do cão em diversão?

04/07/2016 - 07:46

Conheça alguns exercícios, brincadeiras e treinos que estimulam diferentes instintos caninos de modo a proporcionar diversão e queima de energia

Arquivo Tudo de Cão

Arquivo Tudo de Cão

São tantas as aptidões caninas que sempre se descobrem novos potenciais. Do aprimoramento das qualidades da espécie surgiu a ampla variedade de raças que conhe-
cemos hoje. Algumas são especializadas em fazer companhia e umas tantas dedicam-se com afinco a guardar propriedades. Há aquelas com talentos maximizados para auxiliar caçadores, como as que rastreiam as presas e depois as apontam. Outras invadem tocas escuras e afugentam seus ocupantes para que fiquem ao alcance de armas de fogo. Tem também as que vão buscar aves abatidas nadando em águas geladas. Isso sem falar nas que conduzem e protegem gado, pastoreiam reba-nhos, auxiliam pescadores ou puxam trenós, só para citar mais exemplos.
Com a expansão das cidades, grande parte da população canina, das mais variadas especializações, passou de rural para urbana e muitas aptidões herdadas deixaram de ser aproveitadas. Os instintos, porém, continuaram presentes. Para dar vazão ao desejo de caçar, por exemplo, há cães que perseguem outros cães, gatos, pássaros, carros e motos colocando em risco a si próprios e às suas “presas”. A compulsão para pastorear leva algumas raças a quererem conduzir crianças e cães beliscando calcanhares. Os toqueiros terriers já fizeram muita gente entrar em desespero pela dificuldade para evitar escavações no jardim.
Por outro lado, as aptidões e os instintos dos cães podem ajudar a lhes proporcionar diversão, estímulos mentais e queima de energia, promovendo maior equilíbrio e adaptação à vida em sociedade. Atividades que reúnem essas características são propostas aqui pelas adestradoras Sara Favinha e Bruna Menezes, da equipe de adestramento da Tudo de Cão, que hoje atua em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. São dicas aproveitáveis com os cães em geral, independentemente de sua função histórica, inclusive com os SRDs. Inspire-se e bom entretenimento!


Saiba mais adquirindo a edição 445 da revista Cães & Cia.

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/