Gatos pretos de tirar o fôlego!

04/10/2016 - 06:21

Chega de preconceito! No mês das bruxas, selecionamos gatões pretos supercharmosos

Josiane Melo

Josiane Melo

Felinos na cor negra como a noite são constantemente alvo de preconceitos e maus-tratos. Um fato que comprova tal rejeição é o número de adoções de gatos pretos nas ONGs, que é bastante baixo comparado aos demais. Não bastasse toda essa discriminação, esses gatinhos ainda têm de enfrentar o mês das bruxas, durante o qual muitos são usados em rituais de magia negra.
Tanta desconfiança e preconceito com gatinhos pretos surgiu de lendas populares de diferentes origens. Na Irlanda e Inglaterra, por exemplo, os celtas acreditavam em uma criatura mitológica chamada Cat Sith, uma bruxa que tomava forma de um gato preto com mancha branca no peito. Na América do Norte, muitas histórias também associavam bruxas a gatos pretos e sugeriam que eles davam azar. Durante a Idade Média, tais folclores ganharam força e muitos gatos pretos foram mortos junto com as supostas bruxas. Acredita-se, inclusive, que a peste negra, transmitida pelo piolho do rato, teve origem pelo aumento de população de ratos causado pela matança de gatos. 
Infelizmente até os dias de hoje, muitos ainda creem que eles tragam azar. Contudo, nem sempre foi assim. No Japão, por exemplo, cruzar com um gato preto em seu caminho é presságio de sorte. E mais, estudos realizados em 2015 pela Universidade Davis da Califórnia, com 1.274 donos de gatos, mostraram que os pretinhos, assim como os cinzas, brancos e rajados, são mais tranquilos que os de outras cores.
Por aqui, na Cães & Cia, nós adoramos esses belos felinos na cor preta. E em homenagem a eles, selecionamos gatos de gatis brasileiros que têm o sólido no padrão e são aceitos pela Cat Fanciers Association (CFA) para decorar as próximas páginas da revista.



Saiba mais adquirindo a edição 448 da revista Cães & Cia.

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/