Desvendando os Bracos Alemão e Italiano

04/01/2017 - 10:27

Pouco conhecidos no Brasil, o Braco Alemão de Pelo Curto (Kurzhaar) e o Braco Italiano têm muitas qualidades, mas não são ideais para todo tipo de lar

Braco Alemão de Pelo Curto Cão: Alice e Atila 2016 do Balaco Braco Canil: Canil do Balaco Braco Propr.: Canil do Balaco

Braco Alemão de Pelo Curto Cão: Alice e Atila 2016 do Balaco Braco Canil: Canil do Balaco Braco Propr.: Canil do Balaco

Desenvolvidos para atuar em todas as etapas da caça esportiva, os Bracos reúnem características que os qualificam também como cães de companhia. Sua tarefa de origem exige forte cumplicidade com o humano com o qual formam dupla. A sintonia deve ser tal que consigam entender o que a pessoa deseja a partir de gestos ou troca de olhares. Para tanto, são muito adestráveis e adaptáveis, procurando sempre agradar ao dono. Com os outros cães precisam ser pouco impulsivos e pouco combativos, para que as caçadas em grupo fluam normalmente.

“Braco” vem do francês braque, de braquer, dirigir-se a um ponto. Encontrar a presa e ir até ela é a tarefa inicial de quem caça. O Braco conduz o caçador com a cabeça erguida, farejando as partículas de odor trazidas pelo vento. Avistada a presa, a missão passa ser evitar que a caça escape, para que o caçador se aproxime e se prepare para atirar. Por meio do aponte, posição canina mais clássica da caça esportiva, o cão encara a presa fixamente, a qual, por sua vez, permanece estática, à espera do próximo movimento. “A coisa mais linda deste mundo é cortar a geada com os pés e ver um Braco amarrando perdizes”, descreve Juca Faro Fino, do canil do Faro Fino, de São Jerônimo, RS, que desde 1996 se dedica à criação e treino de cães de caça. 

Juca aprendeu a admirar a atuação dos Bracos desde quando tinha 12 anos e passou a acompanhar seu pai e tios nos Pampas gaúchos e uruguaios. Depois disso, ele já teve convívio com mais de 30 Bracos Alemães, 15 Bracos Italianos e 100 Pointers Ingleses.

Os Bracos também são retrievers, ou seja, buscam a caça abatida mesmo que tenha caído em pântano gelado ou em mata fechada. “Pela versatilidade, os Bracos têm fama mundial de excelentes cães para a caça de aves como perdizes, marrecos e patos, tanto no campo quanto no banhado”, comenta Juca. “Há também quem cace animais de pelo com eles, como lebres, e quem os mantenha apenas como devotados cães de companhia.”


Saiba mais adquirindo a edição 451 da revista Cães & Cia.

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/categoria