Golden Retriever: história de sucesso e carisma

03/04/2017 - 05:38

Irmão de quatro patas da criançada, ele é o cão mais usado para guiar deficientes visuais e interagir com pacientes fragilizados, além de ser um apreciado cão de companhia “tamanho família”

Foto: Juliana Grossi/ Canil Bristol Goldens/ Cão: Win Goldens Let’s Celebrate Jazz ( Jazz )/ Prop.: Claúdio Abreu

Foto: Juliana Grossi/ Canil Bristol Goldens/ Cão: Win Goldens Let’s Celebrate Jazz ( Jazz )/ Prop.: Claúdio Abreu

As potencialidades deste cão vão muito além do que poderia imaginar o seu desenvolvedor, Lord Tweedmouth, das Terras Altas da Escócia, ao idealizá-lo no século 19. Ele queria um cão robusto, obediente, calmo, fácil de treinar e com subpelo denso. O animal deveria ser hábil em trazer intactas para o caçador as aves aquáticas abatidas, mesmo quando caiam nas águas geladas de pântanos e lagos. Iniciativa coroada de êxito.

Os anos passaram, o mundo mudou e novos espaços se abriram para a espécie canina. O Golden Retriever viu aumentar cada vez mais seu papel de companheiro “tamanho família”. Em nosso país, por exemplo, ele é o cão de grande porte mais registrado na Confederação Brasileira de Cinofilia. Seus 5.899 pedigrees obtidos em 2015 só foram suplantados por 5 raças de pequeno porte. 

Mais que isso, ele tem se sobressaído entre todas as raças caninas em atividades de elevada relevância social, como cão-guia e cão terapeuta. Uma linda trajetória, sem dúvidas.

Veja agora alguns depoimentos que ajudam a compreender melhor como evoluiu o cão que Lord Tweedmouth nos legou.

Saiba mais adquirindo a edição 454 da revista Cães & Cia.

 

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/categoria