Pastor Belga Groenendael: forte, ágil e equilibrado

06/03/2019 - 15:27

Vivaz e rápido no aprendizado, esse cão se destaca em várias atividades e demonstra grande afeição pelos humanos de sua família

Foto: Arquivo do criador do cão (canil Del Colle Ombraoso)

Foto: Arquivo do criador do cão (canil Del Colle Ombraoso)

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem quatro variedades de Pastor Belga: o Groenendael, o Laekenois, o Malinois e o Tervueren. “O que diferencia um do outro é basicamente a cor e o comprimento da pelagem. Exceto por esses dois fatores, todos eles são fisicamente idênticos”, comenta Diogo Campos, do canil Belgian Black Cloak, do Rio de Janeiro. O Groenendael é o único todo preto. E apenas ele e o Tervueren exibem pelagem longa – a do Malinois é curta e, a do Laekenois, dura. “Originalmente, o Groenendael e o Tervueren nasceram dos mesmos ancestrais: eles diferem somente na coloração”, explica Shalom Somoggi, do canil Royal Belgians Ranch, de São Paulo. “Pela maior densidade dos pelos, o Groenandael e o Tervueren geram a falsa impressão de serem maiores que os outros”, acrescenta Diogo. O padrão adotado pela FCI estabelece, para as quatro variedades, altura de 56 a 66 cm e peso de 20 a 30 kg.

 

Quanto ao temperamento, Shalom afirma que o Groenendael e o Tervueren são exatamente iguais em qualidades e aptidões, mas confessa que não teve muito contato com o raro Laekenois. Já a finlandesa Carola Roselt, do canil Donatrix, afirma que o Laekenois possui um temperamento mais difícil de lidar. “E o Malinois, como ultimamente vem sendo selecionado principalmente para o trabalho, teve suas características comportamentais mudadas ligeiramente”, diz Carola. “Ele possui muita energia e, assim, precisa de um dono mais dedicado”, ilustra Shalom.

Confira esta matéria na íntegra adquirindo a edição 476. Clique aqui!

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/