Especial Aniversário: 40 formas de deixar seu cão feliz

04/06/2019 - 15:47

Para comemorar 40 anos de Cães & Cia, preparamos 40 dicas que contribuem com a felicidade e o bem-estar do seu pet

Foto: Thaís Mazzoco/Cão: Abobrinha/ Propr.: Eduardo Henrique Marques Cruz

Foto: Thaís Mazzoco/Cão: Abobrinha/ Propr.: Eduardo Henrique Marques Cruz

 

Completar 40 anos de existência não é para qualquer um. Para celebrar esse aniversário especial, selecionamos 40 dicas de bem-estar, saúde, higiene e lazer que fazem muito bem para os cães. Todas as dicas listadas a seguir foram publicadas na revista ao longo de nossa história.

 

1 - Garanta um ambiente positivo

            Garanta que seu cão viva em um bom ambiente, ou seja, livre de brigas e conflitos. Para isso, caso o tutor não more sozinho, é fundamental que a presença do amigo de quatro patas seja de comum acordo com toda a família. Um filhote exige atenção redobrada e possui muita energia, então problemas podem surgir caso nem todos os membros da família estejam dispostos a conviver com o agitado peludo. Brigas podem afetar o animal emocionalmente e deixá-lo confuso.

 

2 - Eduque em família

            Todos os membros da casa devem se empenhar para educar o cão, sempre reforçando a disciplina e auxiliando nas tarefas básicas, como alimentação e higiene. A família humana tem que estar unida e determinada a criar um animal educado. Por exemplo: se não é permitido que o cão durma no sofá, todos os humanos devem seguir à risca essa regra.

 

3 - Tenha um espaço adequado

            Um animal de grande porte, em geral, exige uma casa com terreno amplo o suficiente para que ele possa se exercitar diariamente. Já um pet pequeno convive tranquilamente com seu tutor em um apartamento. Todos que querem contar com a companhia de um cão devem pesquisar as características físicas e comportamentais dos animais que desejam. É preciso saber se o pet será feliz no ambiente onde viverá e se o dono é capaz de arcar com todas as despesas necessárias.

 

4 - Cuide da limpeza

            É imprescindível conservar um espaço saudável e higienizado para o seu companheiro e também para a família. Limpe diariamente o local onde o animal vive e sempre mantenha o ambiente livre de pulgas e carrapatos para evitar infestações. Passar aspirador de pó em toda a casa para remover poeira e pelos e usar produtos de limpeza que retiram o odor de urina são outros cuidados importantes para manter o espaço saudável.

 

5 - Ofereça segurança

Permitir ambiente seguro e divertido para seu amigo canino é essencial. Se a casa não possuir muro, é muito importante cercar o terreno. O portão não deve ficar aberto e a cerca ou muro não podem ter frestas por onde ele consiga escapar. A fuga é a principal razão de acidentes trágicos com cães, que podem se machucar, ferir pessoas e outros animais que estejam na rua ou até mesmo virem a óbito.

 

Confira esta matéria na íntegra adquirindo a edição 480. Clique aqui!

.