Cães de apoio para momentos difíceis

07/08/2019 - 13:51

Entenda o que são os cães de suporte para pessoas que sofrem de problemas como ansiedade, depressão e outras situações de fundo emocional

Cães de apoio para doenças emocionais. Bobex-73/iStockphoto.com

Cães de apoio para doenças emocionais. Bobex-73/iStockphoto.com

Só quem já teve um cachorro sabe o quanto esses amigos peludos podem nos dar amor, carinho e alegrias. Mas para algumas pessoas, os cães, ainda, oferecem apoio emocional. Atualmente, muitos pets são responsáveis por ajudar tutores que sofrem de ansiedade, crises de pânico, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e outros problemas psicológicos de fundo emocional. Juntamente com psiquiatras e psicólogos, esses animais fornecem o suporte necessário para que o paciente seja capaz de realizar suas atividades diárias, como frequentar locais públicos, viajar ou encarar situações adversas e fatores estressores que podem provocar crises.

Como explica a veterinária Liziè Buss, da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o cachorro de suporte emocional deve ser um cão de estimação, porque o apoio é dado pelo vínculo afetivo existente entre a pessoa e o animal. “Os cães oferecem suporte emocional para que as pessoas se sintam mais seguras e confiantes para enfrentar as situações de estresse, reduzindo ou minimizando o impacto dessas crises na rotina delas”, afirma. Entre os benefícios do convívio das pessoas com os cães estão a redução da ansiedade e de estresse, a liberação de hormônios de prazer e o vínculo afetivo. “Com o convívio, os tutores também acabam desenvolvendo uma rotina mais ativa, com um propósito ao ter de cuidar do animal, o que acaba gerando um fator de motivação interna”, completa Liziè.

O animal de apoio emocional, no entanto, não precisa ser somente um cão. Podem entrar nessa lista o gato, o porquinho-da-índia, o mini pig ou qualquer outro pet com que o dono se sinta seguro.

 

Confira esta matéria na íntegra adquirindo o Anuário Top Cães 2019. 

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/anuario-top-caes-2019-2719.html