Pastor Malinois: popular pelo mundo afora

09/09/2019 - 08:43

Vigoroso e atlético, esse cão brilha em todas as áreas de serviço e ganha popularidade por suas virtudes

Cão: Hannah Ostraryka | Canil Ostraryka

Cão: Hannah Ostraryka | Canil Ostraryka

O Malinois é uma das quatro variedades de Pastor Belga segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI). De acordo com o padrão oficial da raça, a pelagem é o que os diferencia - dois exibem pelo longo (o Groenendael, o único todo preto, e o Tervueren), outro, o Laekenois, possui pelagem dura e o Malinois, curto. Além da aparência, a popularidade é outro diferencial entre eles. Considerando as estatísticas mais recentes de 15 tradicionais cinofilias que divulgaram o número de registros emitidos a cada variedade, em 14 a maior quantidade foi para Malinois. 
A coragem e determinação em trabalhar desse cão misturam-se ao seu físico rústico, esportivo e harmonioso. Além de tudo isso ele é prestativo, do tipo que fica contente em realizar tarefas para seu tutor, a quem adora agradar. “O Malinois é, ao mesmo tempo, leve, forte e musculoso, o que garante agilidade, força, propulsão e resistência para realizar os mais diversos serviços”, diz Renata Russomano, do canil Recanto dos Lobos, de Brasília. “O Malinois vem ganhando espaço no mundo todo justamente por sua versatilidade”, conta Rubens Ferreira de Souza, sócio do canil Guary Kamba, de Itupeva, SP.

BRASIL

Os registros emitidos pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) para Malinois vêm aumentando. Em 2010 a entidade concedeu 805 pedigrees para exemplares da variedade. Já em 2018, foram 2.426. “Acredito que a quantidade de exemplares nascidos anualmente, não registrados e ditos como Malinois é ainda maior. Em geral eles são gerados, infelizmente, por cruzamentos indiscriminados sem o menor controle genético”, salienta Renata.

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/edicao-481-setembro-2019-yorkshire-pastor-belga-malinois-2725.html