Schnauzer Miniatura: como anda a criação da raça no Brasil?

30/10/2019 - 10:33

Confira entrevista com Oscar Plentz, que há 29 anos é o melhor criador do Brasil de no mínimo uma das raças Schnauzers

Foto: Emerson Oliveira / Ch Bras -  Izzo da Boa Barba / Canil Boa Barba / Propr. Oscar José Plentz Neto e Iolanda Souza

Foto: Emerson Oliveira / Ch Bras - Izzo da Boa Barba / Canil Boa Barba / Propr. Oscar José Plentz Neto e Iolanda Souza

Por trás da aparente feição de cão zangado que o Schnauzer Miniatura tem por conta do desenho de suas sobrancelhas, existe um pet amoroso com a família e ótimo com crianças. No Brasil, segundo relatório da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o número de exemplares registrados se mantém estável – por volta dos 780 cães em 2017 e 2018. 

Porém, como anda a criação da raça no Brasil? Quem nos conta um pouco sobre isso é Oscar José Plentz Neto, de Porto Alegre, criador de Schnauzers do tamanho standard desde 1984, miniatura desde 1993 e gigante desde 1997, pelo canil Boa Barba. Sua criação é a primeira do ranking de 2018 da CBKC de Schnauzer Gigante sal e pimenta; Miniatura nas cores branca e sal e pimenta; e dos Standards preto e sal e pimenta. Para chegar à proporção atual, o canil também conta com a participação de Iolanda Souza desde 1996 e do mentor do estabelecimento, o veterinário André Plentz.  

A seguir confira entrevista com Oscar, que é há 29 anos o melhor criador do Brasil de no mínimo uma das raças Schnauzers. 

 

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/edicao-483-novembro-2019-schnauzer-miniatura-border-collie-2736.html