6 dúvidas comuns sobre castração em cães

30/10/2019 - 10:36

Especialistas desvendam os principais receios que tutores têm sobre o procedimento

Foto: Beavera/iStockphoto.com

Foto: Beavera/iStockphoto.com

Se você é tutor de um cão já deve ter tomado diversas decisões importantes para garantir a saúde do seu peludo. E a castração deve ser uma delas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, revelou que a expectativa de vida dos cães castrados é maior em relação aos que não passam pela cirurgia. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa, em média, cães machos não castrados chegam a viver 7,9 anos, enquanto cães esterilizados atingem cerca de 9,4 anos. Para chegar a esse resultado, os estudiosos analisaram cerca de 40 mil cachorros que morreram em hospitais veterinários nos Estados Unidos, de 1984 a 2004. 

A castração é muito importante porque também ajuda na prevenção de tumores de próstata e testículos em machos. Já nas fêmeas, a operação ajuda na prevenção de neoplasias mamárias, que constituem aproximadamente 50% dos tumores em cadelas. A castração, quando realizada antes do primeiro cio, pode reduzir em 95% as chances de surgimento de tumores de mama na fase adulta, uma vez que esse tipo de tumor é hormônio-dependente (produzido pelos ovários). 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da castração para o seu cão, confira a reportagem especial que a equipe da Cães & Cia preparou com a ajuda de dois especialistas. 

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/edicao-483-novembro-2019-schnauzer-miniatura-border-collie-2736.html