Afghan Hound: muito mais que um belo cão de pista!

06/02/2020 - 14:58

Utilizado em esportes, terapia e na guarda, ele também é um companheiro apaixonante dentro de casa

Uma das raças caninas mais antigas do mundo, o Afghan Hound foi originalmente desenvolvido para caçar nas estepes e montanhas do Afeganistão, perseguindo a presa e mantendo-a encurralada até que os caçadores a capturassem. Hoje em dia, no entanto, ele executa várias outras funções. Em nosso país se destaca como companheiro e até mesmo como guardião. E no exterior é usado, inclusive, em esportes caninos e terapia com animais.

 

ESPORTES

Hoje, nos Estados Unidos, cerca de dez Afghans competem no agility. Um deles é o macho Xzotika’s Rik-O-Shay, de 8 anos, que pertence a Mikki Razor, presidente do comitê do esporte do Afghan Hound Club of America. Shay possui os títulos de Agility Excellent e Open Agility Jumpers. “Ele agora está prestes a obter as premiações Master Standard e Excellent Jumper”, relata Mikki. Agility e jumping são os dois tipos de percurso que compõem o esporte, sendo que no último a velocidade é maior por não ter obstáculos com zonas de contato. 

Em 2017 e em 2018 Shay recebeu convite para participar do AKC Agility Invitational, o mais importante evento do gênero promovido pelo American Kennel Club (AKC), que convoca os cinco melhores de cada raça de suas competições do esporte no ano. Nas duas vezes, Shay era o 3º Afghan mais pontuado. “Eu fiquei emocionada, pois era um dos meus objetivos para ele”, conta a norte-americana Mikki.

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/edicao-485-fevereiro-marco-2020-shiba-inu-e-cane-corso-2757.html