8 doenças de pele comuns em cães

06/02/2020 - 15:03

Sarnas, dermatites e alergias são apenas alguns desses problemas. Saiba mais sobre eles – e outros – que afetam os nossos pets

As doenças de pele nos cães representam cerca de 70% dos casos atendidos em clínicas e hospitais veterinários, segundo Carla Pelegrini, médica-veterinária especializada em Dermatologia Veterinária da Dermatoclínica, de São Paulo. Além de muito comuns, elas chamam a atenção dos tutores devido aos sintomas quase sempre aparentes e por causar incômodo aos pets. A pele, afinal, é o maior órgão do corpo do animal e no qual o dono percebe alterações com mais facilidade. 

De uma forma geral, o termo dermatite refere-se a todas as doenças de pele que se apresentam com inflamação, o que ocorre na maior parte dos problemas de pele. Os sintomas também são clássicos, entre os mais comuns estão a coceira, as lesões e descamações na pele, as falhas no pelo e a pelagem sem brilho ou opaca. 

Segundo Carla Pelegrini, os quadros alérgicos são os principais causadores dos distúrbios associados à pele dos cachorros. “É comum haver otite recorrente, lambedura constante das patas e infecção bacteriana secundária”, aponta.

O médico-veterinário Luiz Eduardo Lucarts, dermatólogo do Hospital Veterinário Pet Care, de São Paulo, acrescenta que, além dos quadros alérgicos, os cães também são muito acometidos por doenças parasitárias, como as sarnas. “As dermatites vêm acompanhadas de sintomas como vermelhidão da pele e coceira, o que incomoda muito os tutores devido à queda na qualidade de vida dos animais acometidos”, explica o veterinário.

https://www.caes-e-cia.com.br/loja/edicao-485-fevereiro-marco-2020-shiba-inu-e-cane-corso-2757.html