Australian Cattle Dog: um parceiro apaixonante

Seu temperamento afetivo e versatilidade encantam tutores no mundo todo, especialmente no Brasil

Por Fabio Bense

Alerta, vigilante e corajoso, o Australian Cattle Dog é um atleta que deve transmitir claramente a capacidade de trabalhar.
Foto: Edmilson Reis/ Proprietário do cão: canil G Serpa’s

Em 1996 apenas sete Australian Cattle Dogs foram registrados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Onze anos depois esse número aumentou para 464. Em 2019, 758 registros para Cattle Dogs foram concedidos pela entidade. O principal fator para tal crescimento da popularidade da raça foi a ascensão das mídias sociais: YouTube, Facebook e Instagram divulgaram suas diversas qualidades como o fato de ser versátil, forte e rústico, excelente parceiro para amantes da natureza e praticantes de surfe, trilha, ciclismo e outros esportes. Foi assim que exemplares da raça conquistaram muitos fãs. “Caso de uma fêmea que saltava de paraquedas com seu dono, de uma cadela campeã mundial no campeonato de surfdog e de outra fêmea que passou quatro meses em uma ilha se alimentando de crustáceos e pequenos animais depois de ter caído do iate dos donos e ter nadado 10 km: ela foi encontrada e devolvida a seus proprietários”, lista Guilherme Serpa, do canil G Serpa’s, de Brasília. 

Joaquim Dode, do canil Sentinela Farrapo, de Pelotas, RS, ressalta também a participação de um exemplar no filme Mad MaxEstrada da Fúria, de 2015. “Esse maior conhecimento das incontáveis habilidades da raça é algo extremamente positivo, pois, de antes um cão praticamente desconhecido, ele passou a ganhar notoriedade”, comenta o criador. 

Guilherme afirma ainda que os novos apaixonados pela raça também tiveram a sua atenção despertada pela beleza desse cão, cuja pelagem possui um diferenciado aspecto grisalho ou nevado, na cor azul mosqueado, a de oferta maior no Brasil, ou vermelho salpicado. “Hoje a coloração mais encontrada no Brasil é realmente a azul, porém a procura por cães vermelhos vem aumentando”, relata Joaquim. 


Associações
AUSTRALIAN CATTLE DOG CLUB OF AMERICA – www.acdca.org
THE AUSTRALIAN CATTLE DOG SOCIETY OF NEW SOUTH WALES – 
www.acdsocietynsw.com

Agradecimentos
GUILHERME SERPA, canil G Serpa’s – (61) 99873-2989, gserpaskennel@gmail.com, Facebook: guilherme serpa, Instagram:
@gserpaskennel

JOAQUIM DODE, canil Sentinela Farrapo – (53) 9155-0560, 99164-5264 (Maria Eduarda Dode), www.sentinelafarrapo.com.br
NARELLE HAMMOND, canil Kombinalong – www.kombinalongacds.com
ROCHELLE GRIBLER, canil Sugar-N-Spice – www.cattledogsulove.com
THAÍS RODRIGUES, canil Heeler Valley – (61) 99978-2517, fmundocao@gmail.com


Clique aqui e adquirá já a edição 487 da Cães & Cia e eleita a reportagem na íntegra!


2 thoughts on “Australian Cattle Dog: um parceiro apaixonante

  • 15 de setembro de 2020 em 14:47
    Permalink

    Ficou muito legal a matéria sobre o Cattle Dog, parabéns!

    Resposta
    • 15 de setembro de 2020 em 18:01
      Permalink

      Boa tarde Fernando, tudo bem? Agradecemos o seu comentário, buscarmos trazer o melhor para os nossos leitores! E acompanhe nossas próximas publicações! 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *