GUIA DE RAÇAS


Bichon Frisé

Características físicas: Aparência viva, alegre, comunicativo, mede de 24 a 30 cm de cernelha, sendo preferidos sempre os exemplares menores. Cabeça arredondada, orelhas caídas, olhos, trufas e lábios escuros. Só existem com pelagem branca, mas a pele pode ter salpicos ou pintas pretas. Seu pêlo é frisado, mas denso e armado. É uma raça muito forte, adoecendo raramente. Muito glutão.

Comportamento: Cão alegre e comunicativo, não gosta de ficar sozinho, superinteligente, chega a participar de brincadeiras de crianças. É um ótimo cão de companhia, servindo de compania também para pessoas idosas.

Cuidados especiais: Escovação semanal e banhos.


Boston Terrier

Características físicas: Pêlo curto, orelhas longas e triangulares, olhos redondos e proeminentes, tornando sua expressão inteligente e alerta.
Cabeça quadrada e proporcional ao corpo, focinho curto com os lábios cobrindo os dentes quando a boca estiver fechada; cauda curta, de inserção baixa, em formato de saca-rolhas ou reta, corpo compacto e musculoso, sendo que as fêmeas são menores que os machos.

Porte: existem três portes: leves (com menos de 6,8 kg), médios (entre 6,8 e 9,1 kg) e pesados (com 9,1 a 11,5 kg).

Comportamento: Meigo, dócil, curioso, ativo, corajoso e inteligente. Por estas características, estes cães são ótimas companhias, inclusive numa casa onde existam crianças ou idosos. Cores: tigrado ou preto, ambos com marcações em branco.

Particularidades: Em função do focinho curto, é comum a emissão de ruídos, também se cansam facilmente após os exercícios. deve-se ter alguns cuidados e evitar muita exposição ao sol, bem como ao calor ou frio excessivos.


Cavalier King Charles Spaniel

Características físicas: Apresentam grandes olhos redondos, marrom-escuros, que dão a expressão meiga, característica da raça. A pelagem é muito macia, de médio comprimento, com franjas longas em orelhas, patas, abdômen e cauda. É um cão pequeno, pesando entre 5,8 kg a 8,1 kg. Quatro cores são aceitas: branco e castanho (oficialmente chamada de Blenheim), tricolor, castanho (Ruby) e preto e canela (Black and Tan).

Comportamento: Cão extremamente dócil e carinhoso, gosta de colo e de contato físico. Aprende com facilidade, gosta de agility, é muito adaptável, tanto em apartamentos pequenos quanto em grandes espaços. O importante para ele é a presença humana. Não é capaz de se adaptar em quintais; é um cão exclusivamente de dentro de casa. Gosta de crianças, idosos e outros animais.

Particularidades: Adora acompanhar o dono. É um ótimo companheiro de viagem.

Cuidados especiais: Manutenção da pelagem, escovação diária (principalmente na época das trocas de pêlos) e banhos semanais ou quinzenais.


Chihuahua

Características físicas: Pêlo curto: pelagem lisa e lustrosa; pêlo longo: levemente ondulado (resultado do cruzamento de Chihuahua de pêlo curto com Yorkshire Terriers e Papillons). As cores mais comuns são: o fulvo, do palha ao castanho, o azul do aço ao prateado, muitas vezes, em combinações. Única raça que todas as cores são permitidas.

Comportamento: Apega-se muito às pessoas com quem convive, seguindo-as o tempo todo quando possível. É realmente um fiel companheiro. Sente enorme amor pelo seu dono e fica extremamente feliz ao estar ao seu lado ou no seu colo, protegendo-o de qualquer perigo.

Particularidades: Ideal para apartamentos, ele não tem odor e aprende a fazer xixi e defecar em jornais. Excelente guardião, alertando o dono mediante qualquer barulho ou movimento estranhos. Adora brincar e tomar banhos de sol.

Cuidados especiais: Escovação semanal e banhos.


Dachshund

Características físicas: São cães de patas curtas e compridos de corpo. Nas pelagens há a curta – rente ao corpo – e a longa – com franjas nas orelhas. Podem ter várias cores: marrom nas mais diversas tonalidades, mas preferivelmente a vermelha, a preta e os arlequins.

Comportamento: Ótimos companheiros, perseverantes e rápidos. Têm ótimo faro e gostam de um passeio e uma corrida, embora não pareça.

Particularidades: Se não fizerem exercícios ou não houver controle na alimentação, há têm tendência à obesidade. Necessitam de cuidados para não desenvolver a agressividade, pois embora sejam pequenos, têm uma mordida fortíssima, já que são animais com aptidões para caça.

Cuidados especiais: Têm um ponto fraco que é a coluna longa, no seu manuseio diário, devem ser evitados esforços que prejudiquem esta região. Na criação é preciso muito cuidado para que os exemplares tenham uma linha superior o mais reta possível.


Griffon de Bruxelas

Características físicas: Cão de pequeno porte, de pêlo duro, tem uma expressão única quase humana, muito elegante e de movimentos dóceis. Indicado para crianças e adultos. Apresenta-se nas cores: o de Bruxelas unicamente na cor vermelha. Existem variações da raça como o Griffon Belga, que é de cor preta e preta com castanho; e o Brabancon, que tem pêlo curto na cor vermelha. O favorito continua sendo o Griffon de Bruxelas.

Comportamento: Supertranqüilo, raramente late, extremamente dócil e amoroso chega a ser delicado ao brincar, gosta de carinho e é muito afetuoso; vive bem em pequenos espaços.

Cuidados especiais: Banhos quinzenais.


Lhasa Apso

Características físicas: Bem balanceado, robusto com pelagem abundante. Pelagem externa longa, reta, pesada, áspera. Nem lanosa, nem sedosa. Subpêlo moderado. Altura ideal na cernelha de 25, 4 cm para os machos; fêmeas ligeiramente menores. Todas as cores são igualmente aceitas.

Comportamento: Por ser originalmente um cão sentinela, que vivia nos mosteiros do Tibete, ele é cauteloso com estranhos. Por isso dizem que se trata de um cão reservado. Além disso ele é tranqüilo e jamais impertinente; estável e alegre.

Particularidades: O Lhasa é um cão independente e se adapta muito bem a apartamentos e a ficar sozinho por períodos.

Cuidados especiais: Para a manutenção da pelagem, escovações diárias, banhos semanais, hidratações quinzenais e alimentação bem balanceada.


Maltês

Características físicas: Só na cor branca. De pigmentação preta nos olhos, pálpebras, almofadas e nariz. Orelhas caídas, pelagem sedosa e longa. Cão de pequeno porte, até 4 kg.

Comportamento: Brincalhão, atencioso, vivaz, sempre apegado aos donos. Aceita perfeitamente a companhia das crianças e idosos. Um pequeno espaço é o suficiente para que ele gaste sua energia.

Particularidades: afetuoso, desconfiado, inteligência moderada.

Cuidados especiais: Banho uma vez por semana e escovação diária.


Pastor Shetland

Características físicas: cão de trabalho de pêlos longos (machos com 37 cm de cernelha; fêmeas com 35,5 cm, com uma tolerância de 2,5 cm, pelagem dupla). É tão harmonioso que nenhuma parte de seu corpo é desproporcional ao todo. A pelagem da juba e do antepeito é farta e a cabeça bem esculpida.

Particularidades: Cão companheiro, convive bem quando o dono está presente e, quando não está, fica sozinho sem maiores problemas.

Cuidados especiais: Manutenção da pelagem – escovação diária e banhos semanais.


Pequinês

Características físicas: Cão pequeno, compacto, com grande dignidade, pelagem exuberante e aspecto leonino. Todas as cores são admitidas, exceto fígado e albino.

Comportamento: Vivaz, leal, alegre, vive bem em pequenos espaços. Não tolera muitos exercícios físicos e passeios longos.

Particularidades: Expressão alerta e inteligente, amoroso, dócil, cabeça maciça de conformação quadrada, com a trufa posicionada praticamente na linha dos olhos.

Cuidados especiais: Escovação semanal, banhos não tão freqüentes, atenção especial à ruga (em forma de “V” invertido em cima da trufa) e aos olhos. Não suporta calor excessivo.


Pinscher

Características físicas: Sua construção elegante e quadrada é nitidamente visível. Cores: avermelhado (cor de corça), avermelhado – marrom até vermelho escuro e Black And Tan (preto e canela).

Comportamento: Vivo, temperamental, seguro e equilibrado. Tudo isso faz dele um agradável cão de família.

Particularidades: O Pinscher Miniatura é um trotador. A movimentação é harmoniosa, segura poderosa e desinibida. Altura na cernelha – machos e fêmeas 25 a 30 cm. Peso: 4 a 6 kg.

Cuidados especiais: Banhos semanais.


Poodle

Características físicas: Pelagem longa, crespa e densa. Possui 4 variedades de tamanho: Toy (abaixo de 28 cm de altura), Anão (de 28 cm até 35 cm de altura), Médio (de 35 cm até 45 cm), Grande (de 45 cm até 60 cm). Podem ser de 5 cores: branco, preto, cinza, marrom e abricot.

Comportamento: Companheiros, carinhosos e charmosos. Se dão bem com outros animais, crianças e idosos. Muito inteligentes, alertas, fieis e elegantse. São bons cães de guarda.

Particularidades: São considerados cães hipoalergênicos, pois não perdem pêlos e podem ser tosados das mais variadas formas possíveis.

Cuidados especiais: Manutenção da pelagem, banhos semanais e tosas mensais para manter a pelagem sempre limpa e saudável. Deve-se ter cuidado com doenças genéticas comuns à raça, como luxação patelar e displasia coxofemoral.


Pug

Características físicas: Decididamente quadrado e massudo, como mostra sua forma. Cores: abricot, silver e preto.

Comportamento: Charmoso, inteligente, equilibrado e muito companheiro. Ama crianças e idosos.

Particularidades: Cabeça larga e redonda, rugas claramente definidas e muito bem marcadas em preto, fazendo um diamante na testa, focinho e orelhas (Pugs na cor abricot). Cauda: em espiral (enrolada tão firmemente quanto possível sobre a anca). Peso: 6,3 kg a 8,1 kg.

Cuidados especiais: Banhos semanais e higiene nas rugas.


Schnauzer Miniatura

Características físicas: É um cão tem aparência forte, compacta e elegante, com sua barba e sobrancelhas ressaltadas pelo corte da pelagem do crânio, orelhas e do corpo. Tem pêlo duro e que não deve ser ondulado. Pode ter quatro cores: sal e pimenta (cor de impressão cinza, pois nos fios tem a mescla do branco e do preto); os pretos; os pretos e prata e os brancos

Comportamento: Dominadores do espaço físico e muito inteligentes; têm aptidão para o aprendizado. Também podem ficar quietos, mas acompanham bem passeios e brincadeiras, bem como atividades de agility e brincadeiras na água. Podem viver em apartamento e gostam das crianças.

Particularidades: Não mudam de pelagem, têm pouco odor e não babam, sendo extremamente limpos.

Cuidados especiais: Precisam que a tosa seja feita em torno de 4 vezes ao ano. Para manter o pêlo duro, eles necessitam do “stripping”, que ajuda nas melhores condições da pele, pois é onde têm certa sensibilidade.


Scottish Terrier

Características físicas: Cão atarracado e de pernas curtas, de pelagem dura e orelhas eretas. Apresenta-se nas cores: preta, brindle (tigrado) e trigo.

Comportamento: Extremamente alegre, não tem tempo feio para esta raça, de um bom humor incrível com seus donos. Está sempre disposto e alegre, gosta de chamar a atenção de crianças e idosos; vive bem em pequenos espaços.

Particularidades: Cão bem rústico, amoroso, dócil, alegre, cheio de vida, sempre animado e carinhoso.

Cuidados especiais: Banhos semanais e manutenção do corte da raça.


Shih Tzu

Características físicas: Cão de pequeno porte. Peso: de 4,5 a 7,5 kg. Pelagem longa, densa, com subpêlo, reta e muito pouco ondulada. Todas as cores são permitidas.

Comportamento: Dócil, amoroso, alegre, ousado, disposto e ingênuo. Vive bem em pequenos espaços. Se dá bem com crianças e idosos.

Particularidades: Cão de companhia. Charmoso, originário da China Ocidental. O Shih Tzu erai um cão de companhia em casas nobres.

Cuidados especiais: Escovação semanal e banhos.


Spitz Alemão Anão

Características físicas: Cão de pequeno porte, que deve medir entre 18 e 22 cm de altura, pelagem abundante, orelhas pequenas e eretas e cauda posta sobre o dorso.

Comportamento: Extremamente dócil e independente, amigo apaixonado e sempre disposto a brincadeiras.

Particularidades: Muito limpos e higiênicos, se adaptam muito bem a outras raças.

Cuidados especiais: Apesar de exuberante, sua pelagem não requer uma manutenção muito trabalhosa: escovações semanais com escova de pinos e banhos a cada 2 ou 3 semanas são suficientes para manter a pelagem sempre saudável.


Terrier Brasileiro

Características físicas: Cão de porte pequeno, mede até 40 cm de cernelha, com três pelagens principais : tricolor de preto, tricolor de fígado e tricolor de azul. Pêlo curto, liso, rabo cortado ou anuro.

Comportamento: Temperamento ativo, brincalhão, esperto, atento e muito valente (não tem noção de seu tamanho); escolhe um dono e o segue e obedece a qualquer preço; excelente guardião, ótimo caçador, adora todos da casa, porém é arredio com estranhos; fiel companheiro, não tem cheiro ruim e aprende fácil o local de fazer suas necessidades. É ótima companhia para idosos e crianças, pois é muito paciente. Vive muito bem em ambientes pequenos.

Cuidados especiais: Escovação semanal e banhos.


Volpino Italiano

Características físicas: Pequeno, pelagem densa, orelhas eretas. Apresenta-se na cor branca.

Comportamento: Cão extremamente alegre. Sempre com humor incrível com seus donos, está sempre disposto e alegre, gosta de chamar a atenção. Bom para crianças e idosos, vive bem em pequenos espaços.

Particularidades: Cão de companhia muito charmoso. Era idolatrado nos palácios dos nobres na época do Império Romano. Amoroso, dócil, alegre, cheio de vida, sempre animado e carinhoso.

Cuidados especiais: Banhos 2 vezes por mês.


West Highland White Terrier

Características físicas: De pelagem comprida, orelhas eretas e pequenas, cauda também pequena. Apresenta-se na cor branca.

Comportamento: Muito alegre, não tem tempo ruim para esta raça, de um bom humor incrível com seus donos, está sempre disposto e alegre, gosta de chamar a atenção. Bom para crianças e idosos, vive bem em pequenos espaços.

Particularidades: Bem rústico, amoroso, dócil, alegre, cheio de vida, inteligente, cativante, sempre animado e carinhoso.

Cuidados especiais: Banhos mensais e manutenção do corte da raça.


Yorkshire Terrier

Características físicas: Pêlo longo, brilhante e sedoso, é um cão pequeno, pesando até 3.150 kg. Cores: azul aço escuro (nunca azul prateado) e canela.

Comportamento: Alegre, cheio de vida, superinteligente, cão nobre, de colo, indicado para crianças e idosos. Vive super bem em espaços pequenos.

Particularidades: Cão muito companheiro, convive bem quando o dono está presente e, quando não está, fica sozinho sem maiores problemas. Gosta de colo e da companhia dos donos.

Cuidados especiais: escovação diária e banhos semanais


[maxbutton name=”botao-assine”] [maxbutton name=”botao-exemplar-avulso”]