Linguagem corporal das aves: como entender?

Assim como outros animais, as aves também se comunicam (e muito) através da linguagem corporal. Fique por dentro para entender o que as aves querem dizer com seus movimentos. 

Bater as asas, esticar o corpo, arrepiar as penas, inclinar a cabeça: a linguagem corporal das aves é mais ampla do que podemos imaginar, sendo esses apenas alguns dos sinais dentre os diversos que elas podem demonstrar a quem as admira. Sendo assim, para ser um bom cuidador de aves e ter um relacionamento saudável com elas, é importante sabermos entender esses sinais e o que estão querendo nos dizer nos diferentes gestos que fazem no dia a dia. Com base nesses sinais comportamentais muitas vezes podemos identificar situações em que o animal de estimação pode estar saudável, feliz, ou ainda, identificar se apresenta algum problema de saúde.

Aves saudáveis e felizes

Normalmente, quando gozam de boa saúde, as aves apresentam uma postura ereta, possuem penas com uma coloração mais viva e sempre bem organizadas e dão preferência para o poleiro mais alto, caso elas sejam criadas em gaiolas. Quanto ao comportamento, é comum observar situações de cortejo ao parceiro no caso de ter mais de uma ave vivendo no local, ou até demonstração de afeto e alegria ao tutor, com piados e até mesmo cantos, ou em alguns casos, “bicadinhas” no tutor/parceiro, como sinal de carinho. Em algumas situações, as aves podem realizar um tipo de “dança”, na qual movimentam-se de um lado para o outro, muitas vezes acompanhado de movimentos com as asas e a cabeça.

Saiba mais adquirindo a edição 462 da revista Cães & Cia.