American Shorthair: amigável e companheiro

Categoria: Gatos

Autor(a): Samia Malas e Marcos Pennacchi. | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 09/06/2015 - 10:59

Ele se destaca por estar sempre presente e pela docilidade com todos

www.marthastewart.com

www.marthastewart.com

O American Shorthair ou, em português, Pelo Curto Americano, se insere perfeitamente naquele perfil de gato companheirão, do tipo que se adapta bem a qualquer ambiente e se aconchega ao seu lado na cama ou no sofá por horas a fio.

A raça foi desenvolvida a partir de gatos encontrados em ruas e fazendas dos Estados Unidos (veja quadro “Um pouco de história”). No Brasil, começou a ser criada há 23 anos, pelo gatil De Alles, de Morro Reuter, RS. Sua dona, Sonia Maria Brede de Ornelas, descobriu a raça em uma exposição felina realizada em Porto Alegre. Lá havia uma criadora norte-americana com um exemplar da raça, alardeando as qualidades comportamentais e físicas do felino. “Era uma época em que predominavam os Persas e Himalaios (Persas com coloração de Siameses)”, diz Sonia. “A criadora dos Estados Unidos também destacava a facilidade para cuidar do American, por ser de pelo curto e por não ter focinho achatado, característica anatômica responsável por lacrimejamento frequente.”