Peixes-palhaço: os artistas do mar

Categoria: Aquarismo

Autor(a): Igor Albergaria | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 03/08/2015 - 17:57

Vistosos e fáceis de criar, eles são uma boa opção para quem começa no aquarismo marinho

Fotos: Peixepalhaço.com

Fotos: Peixepalhaço.com

Não à toa a Disney escolheu estes peixes fascinantes como protagonistas do filme Procurando Nemo, sucesso absoluto de bilheteria e ganhador do Oscar de melhor animação em 2004. Além de muito famosos, os Peixes-palhaço – assim chamados por parecerem dançar enquanto nadam – são comuns na maioria dos aquários marinhos e, em muitos deles, foram a porta de entrada no hobby.
A predileção por esses artistas do mar decorre do manejo relativamente fácil, da grande disponibilidade e do preço acessível. A criação é sustentável, realizada em várias partes do mundo. Aqui no Brasil, para se ter ideia, somente nas instalações da Fish Farm Peixepalhaco.com, situada em Peruíbe, SP, são criadas oito das 28 espécies existentes, e mais três variações.
Nemo pertence à espécie mais comum, a Amphiprion ocellaris. Mas as demais também têm cores exuberantes, entre elas o laranja, o vermelho e o amarelo. O habitat desses peixes são os recifes de corais nas águas mais rasas e quentes dos oceanos Índico e Pacífico, incluindo a grande barreira de corais da Austrália e o Mar Vermelho.