Retrievers, levantadores e cães d’água: como são

Categoria: Educação

Autor(a): Cassia Rabelo Cardoso dos Santos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 07/03/2016 - 09:21

Estes cães formam o Grupo 8 da Federação Cinológica Internacional. Saiba como é conviver com eles

Johnny Duarte/Canil Mônaco

Johnny Duarte/Canil Mônaco

Entre as raças caninas mais populares do mundo, algumas fazem parte do Grupo 8 da Federação Cinológica Internacional, formado por retrievers, levantadores e cães d’água.
Todos esses cães integram o vasto time dos gundogs, especializado em acompanhar e auxiliar caçadores esportivos equipados com armas de fogo. Um longo histórico de trabalho em dupla com os humanos explica o apego dessas raças às pessoas com as quais convivem e a sociabilidade com que tratam gente e outros cães.
Dóceis, alegres e equilibrados, os integrantes do Grupo 8 são companheiros fiéis e leais, a ponto de alguns se destacarem em popularidade. Adoração pela água é outra característica compartilhada pela turma desse grupo. Não raro, suas performances aquáticas os tornam protagonistas de divertidas histórias. Podem, por exemplo, dar um repentino pulo na piscina. Ou, então, virar o pote de água e se deitar sobre o chão molhado. Qualquer atividade relacionada com água costuma agradá-los muito.