Saiba como manejar lagartos e serpentes

Categoria: Exóticos

Autor(a): Pablo Pezoa Poblete | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 06/02/2017 - 09:13

Entre os répteis mais encontrados em lares brasileiros estão os lagartos Gecko e Pogona e as serpentes Corn Snake e Píton. Conheça mais sobre eles

iStock/© mzphoto11 - iStock/©Annasmithphoto

iStock/© mzphoto11 - iStock/©Annasmithphoto

Bem diferentes dos ma-míferos e das aves, lagartos e serpentes causam repulsa e medo em algumas pessoas. Outra parte do público considera esses répteis sem graça, sem sentimentos e com aparência pouco atrativa. Mas há também quem sinta fascínio inexplicável por eles e os veja como uma mascote diferenciada, silenciosa, com traços únicos e admiráveis.

Entre os répteis mais presentes nos lares brasileiros estão os lagartos Gecko e Pogona e as serpentes  Snake e Píton. São todos animais exóticos, ou seja, não encontrados naturalmente na nossa fauna. Apesar de, desde 1998, a portaria 102 do Ibama proibir a importação de répteis exóticos para implantação de criadouros, não existe impedimento formal para a sua comercialização. Mas, na prática, para que o comércio seja legal, é preciso que o animal tenha comprovação de origem em criadouro autorizado, estabelecimento inexistente no caso dos répteis exóticos.