Qual é o tipo de ave ideal para você?

Categoria: Aves

Autor(a): Vanessa Ferraz | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 06/03/2017 - 16:38

Mostramos as características de destaque dos passeriformes e dos psitaciformes, as mais populares aves de estimação. Qual tem mais a ver com você?

 iStock/©Darren415

iStock/©Darren415

Manter aves de estima- ção no ambiente doméstico é um hábito antigo. Com o passar do tempo, porém, a popularidades das espécies vai variando. Influem nisso as mudanças de hábitos, a facilidade ou não de importação, as regras impostas pelas leis vigentes e tantos outros motivos.
Mesmo assim, entre as aves mantidas como pets sempre prevaleceram as integrantes de duas das 28 ordens existentes hoje no mundo. Uma delas é a dos passeriformes, conhecidos como pássaros ou passarinhos. Canários, Pintassilgos, Tentilhões, Sabiás e Pássaros-pretos fazem parte desse grupo, no qual as espécies são tantas que seu total supera a soma de todas as demais das outras ordens. Estão também entre os prediletos para estimação os psitaciformes. Essa ordem abrange periquitos, papagaios e araras. Entre os mais cotados nos lares estão o Periquito Australiano, a Calopsita, o Agapornis, o Papagaio Comum ou Verdadeiro, a Cacatua e a Arara Canindé.