Cuidados essenciais para filhotes de aves

Categoria: Aves

Autor(a): Camila Rodrigues | Colaborador(es): Jornalismo Top.CO | Cidade: Campinas/SP | 18/12/2017 - 17:04

Alimentação adequada, temperatura, umidade e ambiente seguro são algumas das medidas para cuidar de um filhote de ave

antpkr/iStockphoto.com

antpkr/iStockphoto.com

Compreender as necessidades básicas e vitais dos filhotes de aves, sejam eles criados em cativeiro ou caídos do ninho, é primordial para oferecer medidas seguras e saudáveis para o desenvolvimento completo deles. Mas o que poucas pessoas sabem é que esses cuidados vão além de oferecer comida e abrigo. “A criação manual de aves recém-nascidas é trabalhosa, a nutrição e as instalações afetam profunda e diretamente a saúde do filhote”, alerta Maria Flávia Lopes Guerra, médica-veterinária especializada em clínica médica e cirúrgica de animais exóticos e silvestres, do Centro de Medicina de Aves, no Rio de Janeiro. 

Descubra, a seguir, os seis cuidados essenciais para filhotes de aves. Aposto que depois de ler esta reportagem, você, louco por pássaros, vai saber exatamente o que fazer quando encontrar ou tiver um novo filhote em casa.

 

Manipulação correta

Por ainda estarem desprovidas de sua proteção natural, ou seja, as penas, os tutores precisam tomar algumas medidas de segurança antes de manusear aves recém-nascidas. “Não devemos pegá-las com as mãos frias, pois a mudança de temperatura pode ocasionar um choque térmico”, comenta Andreas Lobmaier, especialista da Clínica de Aves, em São Paulo. Ele ainda salienta que a higiene é primordial antes do manuseio. “Se pegarmos nas aves com mãos sujas, podemos passar doenças de uma ave para outra. Como a imunidade delas ainda não está completamente formada, podem pegar doenças virais, bacterianas ou parasitárias”, explica. 

Saiba mais adquirindo a edição 463 da revista Cães & Cia.