Calor intenso de verão demanda atenção especial dos tutores

Categoria: Convivência

Autor(a): P+G Comunicação | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 16/01/2018 - 15:24

Especialista dá dicas sobre hidratação, banhos, tosa e vacinação durante a estação mais quente do ano

iStock/ scorpp

iStock/ scorpp

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação, a situação não é diferente. Cães e gatos, os preferidos entre as famílias brasileiras, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, a higiene e a saúde em dia durante a primavera e, principalmente, o verão.

 Foto: divulgação

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano é modo como os animais se alimentam. Segundo a médica veterinária da Esalpet, Anne Karine Romanel, os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica. (veja dicas imperdíveis para viajar com o pet clicando aqui)


 Foto: divulgação


Além disso, a veterinária destaca a importância de estar com a vacina contra a raiva e vermífugos em dia. “Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama e mato, além do contato com pessoas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio dono.
 


Foto: divulgação


Higiene redobrada
Anne Karine reforça, também, que os cuidados com higiene de cães e gatos devem ser redobrados nas estações mais quentes, isso inclui a utilização de xampus antipulgas. “A quantidade de banhos semanais pode aumentar. A tosa em dia também aumenta a sensação de conforto para o animal”, garante a veterinária da Esalpet. Por fim, ela ressalta a importância de levar o pet para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens. (saiba mais sobre viagens de avião com o pet clicando aqui)
 
Confira os principais cuidados com animais de estimação durante o calor:
 
– em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;
 
– As vacinas contra a raiva e os vermífugos devem estar em dia;
 
– evite passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde;
 
– para banho, utilize xampus antipulgas;  (Conheça mais cuidados com a pele e a pelagem dos cães clicando aqui)
 
– a tosa é indicada para os bichos mais peludos durante as estações mais quentes;
 
– leve seu animal de estimação para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.