Dica quente para viajar: Brotas-SP cria programa turístico para pets!

Categoria: Convivência

Autor(a): EcoAção Brotas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 06/02/2018 - 10:49

Cidade do interior paulista resolveu investir em turismo idealizado para tutores que não abrem mão da companhia do pet

iStock/ vbacarin

iStock/ vbacarin

Brasileiros já tem mais pets em casa dos que crianças: Hoje são mais de 50 milhões de cães e metade dos donos dizem ter relação de pai e filho com o animal, o que explica o alto investimento em saúde animal, que tem faturamento previsto para este ano de 19,2 bilhões de reais, uma expansão de quase 7% em relação ao ano passado, mesmo com a crise. Segundo o IBGE, nas casas das famílias brasileiras são 52 milhões de cães contra 45 milhões de crianças e tudo indica que haverá cada vez mais espaço nas casas para os animais e menos para os filhos pequenos.
 
A mudança de comportamento das pessoas em relação aos animais é a grande responsável por esses números e mudanças. Nos  últimos anos, os animais de estimação passaram a conviver dentro de casa, ganharam status de membros da família e são tratados como filhos. Para se ter uma ideia, sete em cada dez cães ficam dentro de casa e 43% dos bichinhos dormem na cama com seus donos.
 
O brasileiro tem por característica ser muito viajador, em muitas dessas viagens, porém, se torna inviável levar seu animal de estimação e o principal motivo é a dificuldade de aceitação por parte de hotéis e passeios turísticos. O número de estabelecimentos que aceitam hospedar bichos de estimação (pet friendly) ainda é muito pequeno.


iStock/ Eudyptula

 
Visando atender a esse público, a EcoAção, a Pousada Pé na Terra, Viva Brotas Eco Parque e Parque Aventurah decidiram criar pacotes especiais para famílias com seus pets. Esses pacotes comtemplam inclusive passeios de aventura para os pets. “A ideia é que a viagem seja para o pet, que ele se divirta, curta a adrenalina, entre na água, tome um banho de cachoeira, faça uma trilha, enfim seja uma viagem deliciosa em família. Aqui em Brotas temos diversos restaurantes que aceitam cães, estamos superengajados e unidos para fazer com que a experiência aqui seja perfeita para o cãozinho”, explica Giovanna Barbieri, diretora da EcoAção.


iStock/ Nigel_Wallace
 
Passeios como rafing, trilha, caiaque, standup, brincadeiras nos lagos e trilha para cachoeira são alguns dos passeios que foram adaptados para receber o melhor amigo da família. E, afinal, nada melhor do que a natureza para a diversão dos animais. O rafting com cães, por exemplo, é realizado no trecho mais calmo do Rio Jacaré Pepira e é um passeio totalmente seguro e tranquilo.
 
A Ecoação criou dois pacotes especiais, o pacote Pet Aventura inclui uma diária em pousada econômica com café da manhã em apartamento duplo, mini rafting, trilha para cachoeira com dificuldade moderada, trilha, caiaque, standup, brincadeiras nos lagos e passeios para um cão. Já o pacote Pet Ecoturismo inclui duas diárias com café da manhã, em apartamento duplo, mini rafting, trilha para cachoeira com dificuldade moderada, trilha, caiaque, standup, brincadeiras nos lagos e passeios para um cão.
 
Brotas está localizada no interior de São Paulo e é considerada a capital da aventura e do ecoturismo.