Moradores de rua e seus cães recebem cuidados especiais

Categoria: Convivência

Autor(a): Samia Malas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 26/02/2018 - 11:27

Projeto ajuda moradores de rua e seus cães há 3 anos em São Paulo

Foto: Edu Leporo

Foto: Edu Leporo

Você conhece o projeto Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC)? A ação ajuda pessoas e cães em situação de rua da capital paulista e já teve mais de 20 edições. Nelas, os voluntários oferecem cuidados aos moradores de rua e seus cães que circulam em São Paulo. Por trás de tudo está o fotógrafo Edu Leporo, idealizador do projeto que já tem pouco mais de 3 anos de vida. Ele leva ração, vacinas e caminhas aos cães. Na ação do dia 3 de dezembro, por exemplo, realizada na praça da República, os animais ainda receberam coleiras e guias e um banho dado num caminhão que foi instalado no local.

Nessa ação, foram atendidos 200 moradores de rua, que ganharam itens de higiene pessoal, roupas, calçados e um completo café da manhã. “Oferecer cuidados aos animais é uma maneira de o projeto atrair os donos dos cães para outros cuidados. São pessoas em situação de rua que nem sempre têm oportunidade de começar o dia com um lanche, por exemplo”, comenta Edu. 

 

A ideia do projeto começou quando, em um dia qualquer do ano de 2012, Edu se perguntou: “Como seria a vida dos cães que vivem nas ruas?” A partir daí, pegou sua câmera e foi atrás deles para fotografá-los pelas ruas de São Paulo. 
 

Desde sua fundação, os voluntários do projeto que cuida do cão e do dono pelas ruas de São Paulo já atenderam 5.700 pessoas e mais de 500 cães. Após centenas de imagens e depoimentos, o fotógrafo resolveu contar as histórias por meio de uma mostra realizada em 2015 no MIS – Museu da Imagem e do Som, que reuniu mais de 5 mil visitantes. Em dezembro do mesmo ano, o projeto se transformou no livro Moradores de Rua e Seus Cães e hoje a exposição fotográfica viaja por todo o Brasil. 
 

Saiba mais: moradoresderuaeseuscaes.com.br