Don Sphynx: você precisa conhecer esse gato!

Categoria: Gatos

Autor(a): Camila Rodrigues | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 26/02/2018 - 11:32

Saiba quais são os desafios e encantos que os gatos dessa raça proporcionam aos quem convivem com eles

Silvia Pratta/ Criadora: Renata Garcia/Gatil Anges d´Argent

Silvia Pratta/ Criadora: Renata Garcia/Gatil Anges d´Argent

Dotado de uma aparência intrigante, o Don Sphynx provoca diferentes reações em quem vê esse felino pela primeira vez. Muitos podem confundi-lo com o Sphynx, enquanto outros estranham o visual pra lá de exótico composto pela ausência de pelos e o corpo no formato de pera, com abdome arredondado, usado como reservatório de calor. Seja pela curiosidade ou o conjunto de características especiais, o fato é que esse bichano vem conquistando uma legião de fãs que estão dispostos a divulgar a raça para que todos descubram a beleza nada óbvia desse felino de origem russa.
Já no Brasil, por conta da pouca visibilidade desse gato, a criadora Renata Garcia, do gatil Anges d’Argent, de São Paulo-SP, que cria a raça desde 2006, relata que não foi nada fácil estabelecê-lo no país. Mesmo com o empenho de Renata, o desenvolvimento da raça apresenta algumas barreiras. “Temos procurado melhorar o padrão de nossos gatos e como não há outros criadores brasileiros, temos que procurar matrizes e padreadores importados, além da impossibilidade de troca de informações ou comparar a nossa criação com outros exemplares”, relata. Além disso, por conta da sua origem, a maioria dos fóruns sobre a raça são escritos em russo, o que dificulta ainda mais o trabalho de Renata.
A seguir, veja as opiniões de criador, tutor e veterinário sobre a raça Don Sphynx e descubra se você é a pessoa certa para ter um desses felinos em casa.

Para ler a reportagem na íntegra, adquira a edição 465 da revista Cães & Cia.
https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/categoria