Gato Bengal Longhair conquista o direito de competir em exposições

Categoria: Raças & Expos

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 26/02/2018 - 11:55

Felino raro agora é aceito em exposições da Tica

Arquivo de Renate Mock

Arquivo de Renate Mock

Em 2017, The International Cat Association (Tica) deu ao Bengal Longhair o reconhecimento na categoria Championship, a última existente e que permite competir por títulos em exposições. “Para mim é a notícia mais emocionante desde que crio a raça”, conta a criadora alemã Renate Mock, do gatil Ingale.

Ela se dedica ao Bengal Longhair desde 2004, ano em que esse gato começou a ser criado e época em que não havia testes genéticos para identificar se um Bengal carregava ou não o gene recessivo de pelo longo – eles somente passaram a ser disponibilizados em 2008. “Por causa disso muitos criadores que trabalhavam estritamente com os exemplares de pelo curto tinham receio de ter aquela característica, para eles indesejada, em suas linhagens”, diz Renate. “Os apreciadores dos indivíduos de pelo longo não queriam destruir as linhas de sangue dos criadores conservadores e assim tiveram a ideia de considerá-los como raça separada”, completa.

Foi necessária uma boa quantidade de anos até que mais criadores se interessassem pelo Bengal Longhair e atingissem o número suficiente para que ele passasse a ser aceito na categoria New Trait em 2016 e obtivesse, em seguida, o reconhecimento definitivo. (Veja reportagem completa sobre a raça ainda na edição 466).