Música auxilia cães e gatos em exames de saúde

Categoria: Saúde

Autor(a): Samia Malas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 26/03/2018 - 14:39

Veja método alternativo de relaxamento para pets que precisam passar por procedimentos médicos

iStock/ HannamariaH

iStock/ HannamariaH

Imagine ouvir uma trilha com música clássica relaxante ao fazer um eletrocardiograma. A veterinária Luciane Martins, cardiologista da rede Petz, de São Paulo, foi além. Há algum tempo, ela aplica a técnica em cães e gatos durante a realização de eletrocardiogramas. O resultado tem agradado. “Tanto o animal quanto o tutor se acalmam, o que reduz a ansiedade de ambos e se reflete em melhor qualidade para o exame”, comenta.


iStock/ scorpp
 

Inspirada em estudos internacionais que avaliaram os benefícios da música para humanos e animais (os próprios cães de Luciane adoram ouvir violão), a veterinária já observou o resultado em mais de 100 cães e gatos. “Converso antes com o tutor do animal e, se ele for receptivo à ideia, coloco o som”, explica. Composições relaxantes do renomado compositor italiano Vivaldi (1678-1741) fazem parte do repertório. “As músicas são escolhidas pelo poder que têm de tranquilizar”, explica a cardiologista.
 

Pesquisas como a conduzida pelo engenheiro de psicoacústica Joshua Leeds, mostram que, assim como a música calma relaxa os animais, a agitada os deixa mais acelerados. Esse aumento no ritmo também pode ser benéfico. É o caso dos animais idosos, quando se deseja estimulá-los a se movimentarem.