Dicas para estimular o cão a beber mais água

Categoria: Convivência

Autor(a): Total Alimentos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 27/04/2018 - 15:39

O tempo seco coloca em risco a saúde dos pets. Estimule seu animal a se hidratar!

iStock/ alexei_tm

iStock/ alexei_tm

Está preocupado com a hidratação do seu cachorro? Cachorro bebendo pouca água pode ser um problema e tanto, já que o organismo precisa de líquido para funcionar adequadamente. Por isso, é fundamental ter atenção à quantidade de água ingerida pelo animal diariamente – e se notar que não é o suficiente, esteja pronto para tomar providências.

Se o cachorro continuar bebendo pouca água, ele pode até desenvolver problemas renais. “Para manter as células bem hidratadas e o organismo mais saudável é fundamental que seu cão beba uma quantidade de água compatível com o seu peso. O ideal é de 20 ml a 90 ml por quilo todos os dias”, explica médico veterinário da Naturalis, Marcello Machado.
 
Confira algumas dicas do médico veterinário Marcello Machado para estimular o cachorro a beber água:
 
iStock/ thomaguery
 
  • Água fresca é mais gostosa – assim como nós, os cães preferem uma água fresquinha. Por isso, tenha o hábito de trocar frequentemente a tigela de água mesmo se estiver cheia.
  • Gelo na água do cachorro – colocar gelo na água garante que a ela fique mais geladinha, e o animal vai adorar brincar com as pedrinhas. Essa é uma dica e tanto para aqueles dias mais quentes ou após um passeio. 
  • Tenha vários bebedouros de água para cachorro – espalhe vários bebedouros pela casa, assim a água  fica mais acessível e você dribla aquela preguicinha do seu amigo. Procure deixar em locais estratégicos por onde o animal sempre passa.

iStock/ miladacistinova
  • Leve água no passeio com o cachorro – a atividade física estimula a hidratação, por isso sempre leve água durante os passeios e, chegando em casa, troque a que está no bebedouro para o cão beber bastante líquido.
  • Mantenha limpo o bebedouro para cachorro – não adianta trocar a água do pote se ele não estiver limpo. Tenha o cuidado de lavá-lo todos os dias.
 
Mesmo depois de todas essas orientações seu cachorro continua bebendo pouca água? Machado alerta que neste caso é indicado fazer uma visita ao veterinário, pois a má hidratação pode ser reflexo de algum problema de saúde.