Os benefícios do agility para cães

Categoria: Convivência

Autor(a): P+G Comunicação Integrada | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 22/05/2018 - 09:36

Atividade física para cães é de extrema importância para garantir a qualidade de vida do animal

iStock/ kinemero

iStock/ kinemero

Cada vez mais comum no Brasil, o agility é uma atividade física desenvolvida exclusivamente para ser praticada por cães acompanhados de seus donos. Baseada nas provas de hipismo, a atividade consiste em conduzir o animal a percorrer um circuito de obstáculos da maneira mais rápida e com a menor quantidade de faltas possível.


iStock/ AvanHeertum
 
Ideal para ser executado ao ar livre, o agility proporciona diversos benefícios para o cão, “Assim como para os humanos, a prática de exercícios físicos reflete diretamente na saúde e bem-estar dos cães, e o agility é uma ótima opção, pois estimula os músculos, gasta bastante energia e ajuda a manter o animal desestressado”, afirma Jueli Berger, médica veterinária da Esalpet em Curitiba


iStock/ ViktorCap

Praticado também como uma modalidade de adestramento, o agility colabora com o comportamento e relacionamento social dos cães, “Para realizar esta atividade com sucesso, é necessário que o cão conheça os comandos básicos de obediência como sentar, pular, ficar, etc, o que cria uma sinergia com o condutor, deixando o cão mais disciplinado” explica Jueli.


iStock/ umbertop_100
 
Embora seja um exercício de divertimento e distração para os cães, o agility também é um esporte oficial com diversos campeonatos internacionais e pode ser desempenhado por todas as raças e tamanhos de cachorros. “Há raças que naturalmente possuem mais habilidade e disposição física para este esporte, como os Border Collies por exemplo, que sempre se destacam em competições, mas no geral não há restrições para a prática”, garante a profissional.