Já levou seu cãozinho para passear hoje?

Categoria: Convivência

Autor(a): AMB Com | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 06/06/2018 - 16:09

Fique atento aos cuidados com seu animal na hora de sair para passear

iStock/ monkeybusinessimages

iStock/ monkeybusinessimages

Quem tem um cachorro em casa sabe o quanto ficam eufóricos para passear, né? E isso vai muito além da “hora de fazer as necessidades”, eles precisam caminhar pelo menos uma vez por dia para se exercitar, socializar, e até mesmo para criar uma disciplina. O passeio também pode ser bacana para estreitar os laços entre dono e cão, além de ser bem divertido.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o passeio seja saudável e seguro para todos. Primeiro é importante levar alguns acesórios para sair para passear com cachorros, como guia para a coleira, petiscos, squeeze para água e sacolinha para recolher as fezes são essenciais e não podem faltar no check-list do passeio.


iStock/ hedgehog94

A veterinária Aline Spina, do hospital veterinário Cão Bernardo, ressalta que é importante também ficar de olho no que o animal ingere no passeio e respeitar os limites para não forçar atividades físicas se o cachorro demonstrar cansaço e sempre ficar atento à temperatura do chão para não queimar as patinhas.

Além disso, é preciso tomar algumas medidas com relação à sáude e prevenção de doenças. “Para passear com o cão é extremamente importante que ele esteja com a vacinação atualizada, a vermifugação a proteção contra pulgas e carrapatos também devem estar em dia, explica Aline.   


iStock/ cynoclub

Vale ressaltar que em alguns Estados é obrigatório por lei o uso de focinheira em determinadas raças como Pitbull, Mastin Napolitano, Rottweiller, American Stafforshire Terrier, entre outras.

Passear com o cão é muito bom para ele, não apenas para satisfazer as necessidades físicas, mas também para socializar fora dos limites da casa. Portanto, se você ainda não criou esse hábito com o seu animal, que tal começar? 


Quer receber dicas valiosas para cuidar bem do seu cão? Assine a revista Cães & Cia clicando aqui.