Você sabe usar acessórios sem incomodar o cão?

Categoria: Convivência

Autor(a): Target sp | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 03/07/2018 - 11:18

Veja como colocar enfeites, laços e gravatas sem prejudicar o bem-estar dos bichinhos de estimação

iStock/ GlobalP

iStock/ GlobalP

Para deixar os pets mais fofos, há vários acessórios como laços, xuxinhas, chuquinhas, pompons, enfeites, gravatinhas, bandanas e roupinhas. Mas é importante saber usá-los sem prejudicar o bem-estar e a saúde dos bichinhos. Ficar com um lacinho sem trocar por muito tempo, por exemplo, pode incomodar, quebrar o pelo e provocar feridas. O alerta é do gerente de estética da Petz, William Galharde, um dos groomers (tosadores) mais premiados do país.

Ele explica que a troca de enfeites deve ser feita pelo tutor a cada dois ou três dias. Isso se o pet gostar de usar e for tranquilo. Para aqueles que não suportam acessórios, que ficam arrastando a cabeça para tirá-los, o ideal é não utilizá-los e deixar os pelos soltos. “Às vezes, as pessoas falam que não conseguem trocar o enfeite. Nesse caso, é melhor ficar sem do que permanecer com o mesmo laço a semana inteira. Além de embaraçar e quebrar o pelo, pode machucar o pet, o que é muito mais grave”, afirma William.

Como trocar?
Na hora de tirar o enfeite, é importante usar uma tesoura pequena para cortar o elástico, em vez de puxá-lo. Assim o pelo fica preservado e não machuca o pet. Depois, é preciso passar o pente bem devagar para desembaraçar os fios que estavam presos. Para recolocar, evite pegar o pelo da parte do canto do olho, para não deixar repuxando. Segure só o pelo do alto da cabeça e coloque o elástico com cuidado. Outra dica importante, é colocar o pente por baixo para ter certeza de que não está puxando a pele.

Dicas e cuidados


iStock/ cynoclub

1 - Gravatinha  
Dê preferência para as gravatinhas com elástico e evite as que prendem com fita. Mas é importante ficar atento e sempre retirar o acessório após algumas horas de uso, principalmente à noite, para não machucar o pescoço do pet. O mesmo vale para as bandanas.

2 - Laço  
Os enfeites maiores são mais fáceis de colocar. Usar apenas nos pets que estão acostumados e gostam. Para aqueles que não suportam, é melhor fazer uma franja e esquecer os acessórios.  


iStock/ GlobalP

3 – Roupinhas  
As roupinhas para cães devem enfeitar ou aquecer, mas não podem comprometer o movimento dos bichinhos. Por isso, procure escolher tecidos naturais e estilos que sejam confortáveis.

4 – Tamanho  
Para se certificar do tamanho ideal do acessório, é preciso sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço.


iStock/ scorpp

5 – Escovação 
A roupinha deve ser retirada toda noite, principalmente para os cães de pelo longo, para fazer a escovação e evitar a formação de nós na pelagem.


Quer receber dicas como esta todos os meses e cuidar ainda melhor do seu cão? Assine já a sua Cães & Cia clicando aqui