Conheça um dos pioneiros no agility no nordeste brasileiro

Categoria: Raças & Expos

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Topco | Cidade: Campinas - SP | 04/07/2018 - 13:28

Nascido em Recife, Alexandre Borges encontrou sua dupla perfeita, a Border Collie Eva

Foto: Leandro Gandini

Foto: Leandro Gandini

Nascido em Recife, Alexandre Borges foi um pioneiro do Agility no nordeste brasileiro. Ele pratica o esporte desde 2000 e também o fomenta: em 2006 promoveu a primeira prova em Pernambuco e, na sequência, criou o primeiro campeonato do segmento naquele Estado. Também é proprietário da Escola Wood’s Nook de Agility, fundada por ele em 2001.

Em 2011, Alexandre, que até então havia competido com vários cães, passou a fazer dupla com a Border Collie Eva. "Desde o início a velocidade e o entrosamento foram nosso diferencial. Temos uma sintonia perfeita, ela entende muito bem meus comandos", conta. A dupla vem obtendo ótimos resultados. No grau 2, foram vencedores da IX edição do certame pernambucano e da II edição do campeonato paraibano. No grau 3, o mais difícil e disputado, se consagraram campeões brasileiros da categoria standard da temporada 2017/2018.

"Até então nunca uma dupla de fora do Estado de São Paulo tinha ganhado um campeonato brasileiro standard grau 3", afirma Alexandre. "Nada se compara a conduzir Eva em uma pista desafiadora, a adrenalina é alta demais: como ela é muito precisa, veloz e com reflexo absurdo, tenho que fazer tudo correto, pois do contrário não há tempo de consertar o erro", diz ele. Eva completou 9 anos e Alexandre pretende aposentá-la no Campeonato Américas & Caribe 2019, que será no Brasil.

Assine a sua Cães & Cia e fique por dentro de todos os eventos da cinofilia mundial. Clique aqui!